Marketing Digital: Perceba a importância de educar o cliente!
Em Marketing Digital, é frequente falar-se na educação do cliente. Com esta prática, pretende-se que os consumidores não só saibam mais sobre o seu negócio, como também percebam o real valor da sua marca/produto/serviço.
Em que consiste a educação do cliente em Marketing Digital?
Quando recomendamos que eduque o seu cliente, queremos dizer que é fundamental fornecer aos consumidores mais informações sobre o seu negócio, produto ou serviço. Isto é, educar as pessoas sobre o funcionamento, vantagens e características daquilo que comercializa.
De nada adianta elaborar uma estratégia digital focada no seu produto/serviço, se ainda ninguém o conhece ou não percebe para que serve. Assim sendo, elabore um plano de Marketing Digital que inclua a produção e envio de conteúdos informativos.
Faça com que os consumidores conheçam e compreendam qual o valor agregado do seu produto/serviço. Quanto mais os clientes souberem sobre o mesmo, maiores as possibilidades de o quererem adquirir.
4 Razões para apostar na educação do cliente
1. Criar autoridade
Muitas empresas ainda não apostam na educação do cliente através de estratégias de Marketing Digital. Assim sendo, se o fizer, acabará por fazer parte de um nicho. Ao mesmo tempo, terá a oportunidade de assumir uma posição relevante no seu mercado.
Por outro lado, ao produzir e fornecer conteúdos aprofundados sobre o seu serviço/produto, demonstrará que é um especialista e gerará autoridade para a sua marca.
2. Destacar-se da concorrência
Ao fornecer materiais aos seus clientes, terá a oportunidade de mostrar qual o diferencial dos seus serviços/produtos. Explique como funcionam ou enumere as vantagens dos mesmos. Poderá fazê-lo através de vídeos explicativos e de artigos de blog ou utilizando materiais ricos.
Através do envio destes conteúdos, poderá destacar-se dos seus concorrentes e valorizar ainda mais a sua marca.
3. Atrair mais clientes qualificados
Aproveite as várias ferramentas de automação de Marketing que existem e utilize-as para criar e enviar fluxos de conteúdos direcionados para as pessoas que já demonstraram alguma curiosidade nos seus produtos/serviços. Assim, conseguirá fomentar o interesse e, consequentemente, gerar leads mais qualificadas para o seu departamento de vendas.
4. Estabelecer um relacionamento de maior confiança
O fornecimento de bons conteúdos aos seus consumidores promove também a confiança na sua empresa, no seu produto/serviço. Contudo, para que isto aconteça, é fundamental que produza conteúdo verdadeiro. Não arruíne a sua estratégia nem a relação com os seus clientes enviando informações que não correspondem à verdade!
Como fomentamos a educação do cliente na Link&Grow?
Uma vez que trabalhamos com uma metodologia de Inbound Marketing, a educação dos clientes faz parte do nosso quotidiano. Assim, produzimos diversos conteúdos que visam fornecer mais informação a todas as pessoas que estão interessadas na área do Marketing Digital.
Quem visita o nosso site, blog ou redes sociais, encontra facilmente materiais ricos como ebooks, whitepapers, infográficos, checklists, etc. Nestes, abordamos diversas temáticas e esclarecemos dúvidas frequentes sobre a nossa área de atuação. Ao mesmo tempo, explicamos quais as vantagens de apostar em estratégias de Marketing Digital e, inclusive, de escolher os nossos serviços.
Alguns dos conteúdos que produzimos são também direcionados para as diversas segmentações da nossa base de dados. Assim, é possível enviar para as nossas leads as informações e conteúdos que realmente lhes interessam.
Todo este processo de educação do consumidor é também aplicado nas estratégias digitais que criamos para os nossos clientes.
Quer elaborar um plano de Marketing Digital que fomente a educação dos seus clientes? Pretende conhecer todos os passos para delinear uma estratégia bem-sucedida? Faça o download gratuito do nosso Guia Essencial do Marketing Digital e conheça todas as etapas que deve priorizar para garantir o sucesso do seu negócio!