Os hábitos de consumo alteraram-se radicalmente nos anos mais recentes e cada vez mais pessoas privilegiam a compra online. O Instagram Shopping é um exemplo claro de sucesso.
Se as marcas já apostavam na divulgação dos seus produtos através das redes sociais, hoje não deixam fugir a oportunidade de cativar o utilizador e conduzi-lo à compra, muitas vezes sem necessitarem de sair das aplicações.
Instagram Shopping: O que é?
O Instagram é uma rede social do grupo Meta, também detentor do Facebook. Inicialmente criada com o intuito de partilhar fotos, a entrada das grandes marcas nesta rede revelou-se um ponto de viragem.
Vender e comprar através do Instagram é uma possibilidade crescente para marcas e utilizadores. Aliás, se a sua empresa está presente nesta rede e não está preparada para vender online, pode estar a perder uma grande oportunidade de ver o seu negócio crescer.
Já imaginou que cada pessoa com um smartphone pode ser seu potencial cliente? São cada vez mais as empresas que apanham boleia desta rede social para chegar a um número crescente de pessoas em todo o mundo.
Apostar neste recurso tem permitido a muitas marcas expandir o seu negócio, com custos manifestamente mais reduzidos do que a presença numa loja física.
Com o Instagram Shopping, as marcas podem publicar fotos dos seus produtos e marcá-las com links. Estes direcionam o visitante para outra página onde podem “saber mais” e continuar até à compra do artigo.
Um processo muito semelhante ao de uma loja online convencional: apresenta o produto, o preço e direciona para a compra no site da marca. A grande diferença é que aqui a sua loja está num catálogo, exposta em pé de igualdade com as demais. O utilizador não precisa de conhecê-la de antemão para ter acesso aos produtos.
Como funciona a loja no Instagram?
O perfil de um negócio no Instagram é visualmente semelhante ao de uma página pessoal. Compete à marca pensar e criar uma imagem e conteúdos apelativos para quem a visita.
Em cada foto publicada, o gestor da conta pode identificar os produtos, à semelhança do que é feito para identificar pessoas numa conta pessoal. Ou seja, coloca uma “tag” ou “etiqueta” com o nome do produto e o preço. O visitante, ao clicar no link, é direcionado, automaticamente, para outra página com mais informações.
Com a imagem aberta é percetível também a inclusão de uma barra na base da foto com a indicação “ver loja”. Este link direciona para a loja no Instagram onde se podem ver ao pormenor todos os produtos identificados pela página.
O utilizador tem ainda a possibilidade de “guardar” o artigo para ver mais tarde ou partilhar o link com outra pessoa. Tudo isto numa viagem imersiva, intuitiva e sem necessidade de sair da app!
Feito isto, automaticamente surge, no canto superior esquerdo da imagem, o ícone de um saquinho de compras. Conseguimos assim perceber que aquela publicação é comercial e tem mais informação associada.
Também é possível adicionar um link para a loja nos stories.
Quais as vantagens deste recurso?
Podemos enumerar uma série de vantagens de utilizar o Instagram Shopping no seu negócio. Avalie cada uma delas e decida se este é o caminho para alcançar um maior número de visitantes para a sua loja.
- No Instagram Shopping qualquer pessoa é um potencial cliente. A app gera um maior fluxo de visitantes e aumenta a possibilidade de compra ou partilha.
- O seu potencial comprador pode seguir na jornada de compra sem sair do Instagram. Isto simplifica a sua experiência.
- Consegue conduzir o cliente à compra através de publicações ou páginas que não encaminham para terminar a tarefa no link na bio.
- Se já tem uma loja física, este é um recurso para vender mais, dinamizar a marca e posicioná-la no mercado digital. Pode chegar a um maior número de pessoas, 24 horas por dia, e vender a qualquer momento.
- Uma das grandes vantagens do Instagram Shopping é permitir que o seu produto seja encontrado por qualquer utilizador, mesmo que não siga a sua página. Isto é possível através dos separadores “pesquisar” e “loja” que surgem na app. O usuário consegue assim, a qualquer hora e em qualquer lugar, fazer uma tour por uma série de lojas e comprar sem ter que se deslocar.
Quem pode ter uma conta com Instagram Shopping?
Se vende produtos físicos, à partida, pode pensar em criar uma loja nesta rede. Os próximos critérios a seguir são:
- O seu negócio deve estar na lista de mercados suportados;
- Cumprir todos os requisitos do Facebook;
- Estar presente na rede através de uma conta profissional ou de criador de conteúdos com ligação à conta do Facebook;
- Oferecer garantias de fiabilidade e um domínio a partir do qual realiza a venda;
- Seguir as boas práticas da rede.
Ficou a saber mais sobre o Instagram Shopping? Se quer receber mais dicas para impulsionar o seu negócio subscreva o blog da Link&Grow. Podemos ajudá-lo a fazer a sua marca crescer no digital!
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