A lead generation é fundamental para conseguir converter visitantes em clientes, mas nem todas as leads são iguais. O topo de funil, ou fase de aprendizagem e descoberta, é a primeira etapa do funil de vendas, na qual as pessoas reconhecem que têm uma necessidade, mas não sabem ainda como resolvê-la.
Gerar leads nesta etapa inicial é uma excelente aposta, pois permite acompanhá-las e nutri-las ao longo de todo o seu caminho. No final da jornada de compra, a probabilidade de se tornarem clientes será consideravelmente maior.
A importância do conteúdo para a lead generation e lead nurturing
Oferecer conteúdos educativos facilita a geração de leads e ajuda-as a tomarem uma decisão informada. Numa primeira fase, é pouco provável que façam uma compra, por isso os objetivos ao nível do topo de funil devem ser:
- Atrair um grande volume de visitantes;
- Gerar e nutrir leads para tentar que se tornem clientes.
Muitas pessoas reconhecem ter um grande volume de visitas ao seu site, mas uma baixa taxa de conversão e vendas reduzidas. Ter muitos visitantes e poucos clientes representa um sintoma grave que deve analisar. Isto pode significar que o funil de vendas não está a ser trabalhado corretamente para motivar as pessoas a avançarem na jornada de compra.
É fundamental criar uma estratégia de Marketing focada em lead generation para conseguir a conversão dos visitantes em leads e destas em clientes.
Vantagens de gerar leads de topo de funil
Um dos erros mais comuns nas empresas é apostar apenas na geração de leads de fundo de funil. Para além de ser muito mais dispendioso, pode estar a perder oportunidades de negócio.
Trabalhar a lead generation no topo de funil tem diversas vantagens:
- Pode chegar a um público mais abrangente. É nesta etapa que muitas pessoas conhecem a sua marca, sendo importante não as deixar fugir;
- É o momento certo para, através de conteúdo útil, ajudar os visitantes a perceber que têm uma necessidade. Depois disto, pode nutri-los com informação sobre as várias soluções existentes para fazer face ao problema;
- É a altura ideal para começar a educar as pessoas sobre a sua área de negócio. Lembre-se de que, se não conhecerem e confiarem na marca, é mais difícil que os utilizadores valorizem o seu produto e decidam comprá-lo.
Produção de conteúdo para topo de funil
Trabalhar o topo de funil permite, com um investimento reduzido, gerar leads qualificadas e promover boas oportunidades de negócio. O segredo é criar uma boa primeira impressão e acompanhá-las nas diferentes fases da jornada de compra. Isto pode ser feito através da produção de conteúdo adequado a cada momento.
Cative e eduque
O propósito do topo de funil é atrair pessoas que têm curiosidade sobre um tema e que querem saber mais. Aqui o conteúdo deve ser cativante e verdadeiramente útil para os visitantes. Quanto mais pessoas mostrarem interesse no seu conteúdo, mais leads terá oportunidade de gerar.
Crie conteúdo claro e objetivo
Nesta etapa, não precisa de ir ao fundo da questão em termos de conteúdo. Comunique o essencial, mas faça-o de forma organizada, concisa e clara. A comunicação deve ser apelativa.
Evite vender
Na primeira etapa, as pessoas só querem saber um pouco mais sobre o tema X ou Y. É cedo para abordar a intenção de venda. Se o seu conteúdo estiver muito direcionado para a venda, para além de não encontrarem a informação que procuram, os visitantes acabarão por fugir.
Como difundir conteúdo direcionado ao topo de funil
Ter conteúdo de qualidade é verdadeiramente essencial para a lead generation. É assim que irá encaminhar as pessoas na jornada de compra, através da partilha de informação que lhes é relevante.
Para trabalhar eficazmente o topo do funil, não basta produzir conteúdos. É preciso disponibilizá-los num formato que interesse ao seu público e divulgá-los nas plataformas certas.
- Blogs: Permitem aprofundar vários assuntos através da partilha periódica de posts. Esta periodicidade ajuda a criar engagement com as pessoas, que ficam a aguardar a próxima publicação para saber mais;
- Materiais ricos: Ebooks, whitepapers e infográficos são excelentes formas de partilhar conteúdo de topo de funil. Crie uma landing page dedicada à promoção do material e disponibilize a informação em troca dos dados pessoais do visitante;
- Redes sociais: São ótimas ferramentas para aumentar a visibilidade da sua empresa e facilitar a comunicação com os seguidores. Divulgue os seus conteúdos em plataformas como o Facebook e Instagram e veja a sua base de dados crescer. Depois, só tem de fazer bom uso dos contactos angariados. Nutra as leads com informação mais específica e encaminhe-as ao longo da jornada de compra.
Esperamos tê-lo esclarecido sobre a importância da lead generation no topo de funil para o sucesso do seu negócio. Se pretende saber mais sobre como trabalhar o conteúdo nas várias etapas e gerar leads qualificadas, contacte-nos. Podemos ajudá-lo a ter mais resultados através de uma estratégia de Inbound Marketing que atraia mais clientes até si.