O Marketing de Saúde está vivo e recomenda-se!
O Marketing de Saúde tem ganhado cada vez mais importância no contexto atual. A pandemia da COVID-19 veio acelerar a necessidade das empresas de recorrer a profissionais para reforçar a sua presença digital. A Link&Grow conta com vários anos de experiência em Marketing de Saúde. Na carteira de clientes da agência figuram nomes como Centro Clínico Diogo Cardoso, Orto-M, Dentya, LifeWell, Farmácia Nova da Maia, Repleto de Vida, Nuada, entre outros. O CEO, João Oliveira, observa que, nos últimos anos, tem havido um crescente interesse no Marketing de Saúde. Facto que se explica pelo aumento exponencial de pessoas que procuram soluções online para os seus problemas. Junta-se a isso uma mudança significativa na forma como são hoje adquiridos os produtos de saúde e como são feitas as marcações de consultas: cada vez mais online. “Hoje, qualquer clínica dentária ou hospital privado ‘vende’ os seus serviços através do digital”, garante o diretor-geral da Link&Grow.
Uma boa estratégia digital começa com um site otimizado
A necessidade de geração de leads e oportunidades de negócio conduz as empresas do ramo da saúde até ao marketing digital. No entanto, não há um “remédio imediato” para se alcançar resultados. “Em alguns casos, conseguimos duplicar a faturação graças à implementação de uma estratégia digital que segue uma ordem lógica”, explica o CEO desta agência de Inbound Marketing. Nesse sentido, o primeiro passo é, invariavelmente, a otimização do website da empresa. “É quase sempre necessário um posicionamento diferente. O site é onde queremos que as pessoas se envolvam com a marca, descrevam os seus problemas e façam marcações online ou comprem o produto”, defende o responsável. Para tal, é crucial criar tráfego orgânico, para que a estratégia digital em marketing de saúde seja capaz de gerar conversões mais qualificadas.
As 6 melhores estratégias em Marketing de Saúde
O Marketing de Saúde aposta na criação de conteúdo relevante, de forma a informar e educar os seus pacientes/clientes. “Nunca esquecer que, numa área tão sensível como esta, é necessário um enorme rigor informativo e ética”, destaca João Oliveira. A criação de personas, conteúdos de blog, campanhas de geração de leads, email marketing e testemunhos são algumas das estratégias mais eficazes para atrair os clientes certos.
1. Criar um blog com conteúdo relevante
No marketing de saúde, a criação de um blog com conteúdo relevante é uma estratégia que deve decorrer a médio prazo. Os artigos devem ser pensados para as personas que foram, criteriosamente, selecionadas. Todos os conteúdos devem ser simples e claros. Além disso, devem ter em conta as preocupações de SEO para que sejam encontrados mais facilmente de forma orgânica.
2. Realizar uma correta segmentação da base de dados
É uma tarefa vital para chegar ao público-alvo. Com uma correta segmentação da base de dados, toda a estratégia de conteúdo digital será dirigida à pessoa certa. Durante este processo, deve estar também garantido o respeito pelo RGPD, mais criterioso na área da saúde.
3. Nutrir a relação com as leads através do Email Marketing
Depois de segmentada a base de dados, o próximo passo é a sua nutrição. A forma mais eficaz de continuar a comunicar com as leads é através de um workflow estruturado de emails, que tem em conta as diferentes necessidades das personas na sua jornada de compra.
4. Produzir materiais ricos que abordem a “dor”
Os materiais ricos são uma excelente forma de educar o público-alvo em qualquer área de negócio. A divulgação de conteúdo mais aprofundado sobre um determinado tema ajuda a criar notoriedade e proximidade com a marca. O ebook, por exemplo, é uma ferramenta útil e eficaz para educar clientes sobre assuntos que lhes dizem respeito, sejam eles doenças, tratamentos, fármacos ou dispositivos médicos.
5. Apostar na divulgação permanente de testemunhos
Não há nada mais eficaz do que um testemunho real para convencer alguém a comprar um bem ou serviço. A maioria de nós, antes de tomar uma decisão, vai à procura de opiniões de pessoas que já experimentaram o produto ou serviço. A aposta neste tipo de conteúdos, sobretudo na área da saúde, gera confiança nos consumidores. É por isso que a sua divulgação deve ser regular nas redes sociais e website.
6. Criar campanhas pagas no Facebook, Instagram e Google
A aposta em campanhas pagas no Facebook Ads, Instagram Ads e Google Ads contribui, por um lado, para a criação de uma audiência numa fase de topo de funil. Por outro, para a angariação de novos clientes de fundo de funil. Ao potenciar a estratégia de conteúdo, na forma de artigos de blog ou materiais ricos, é possível acelerar resultados.
“Falta ainda literacia digital para o Marketing de Saúde”
“O Marketing de Saúde cresceu, mas falta ainda literacia digital nesta área”, nota João Oliveira, que fala num caminho longo a percorrer. Contudo, com o aumento da concorrência neste setor, haverá uma aposta cada vez mais forte nos próximos anos. “Apostar agora em Marketing de Saúde é investir no futuro”, garante o diretor desta agência digital que já deu excelentes resultados a diferentes tipos de empresas desta área. Tem uma farmácia, clínica dentária ou espaço de saúde? Contacte a Link&Grow e obtenha uma avaliação gratuita do estado digital da sua empresa. Consiga clientes mais fiéis e não deixe que a concorrência o ultrapasse.