A persona é uma peça fundamental em qualquer estratégia de Marketing Digital. Elaborar um plano digital para a sua empresa sem pensar nas personas é meio caminho andado para falhar os seus objetivos. Para que tal não aconteça, preparamos um artigo no qual explicamos o que é uma persona e qual a sua importância para o sucesso do negócio.
O que é uma persona?
De forma simplificada, a persona é uma representação fictícia do seu potencial consumidor. Ou seja, é uma personagem criada para a sua estratégia de Marketing, com todas as características dos clientes que considera serem o público-alvo do seu negócio.
Para criar uma persona, é necessário efetuar um estudo prévio do mercado, no sentido de perceber quem são os seus consumidores atuais ou potencias. Pode fazê-lo começando a sua análise nos clientes que já tem. Perceba que produtos compram mais, que perguntas fazem ao seu departamento de apoio ao cliente, que necessidades dizem ter… Acumule toda a informação que tiver sobre os seus consumidores. Será essencial para o processo seguinte.
Como criar uma persona?
Depois de analisar toda a informação que tem disponível, pode passar à fase da criação da persona do seu negócio. Aconselhamo-lo a criar várias, uma vez que existem diversos perfis de clientes.
Apesar de o seu produto/serviço ser igual para todos, os consumidores são diferentes. Daí ser essencial elaborar distintas personas para admitir todas as possibilidades na sua estratégia digital.
No processo de conceção de uma persona, deve ter em atenção algumas questões às quais deve conseguir responder e que vão ajudá-lo a definir o perfil da persona.
Deixamos-lhe uma lista de 10 sugestões. Em função da sua estratégia, pode escolher algumas em detrimento de outras. No entanto, quanto mais respostas conseguir obter, mais completa será a sua persona e melhor será o planeamento do seu negócio.
- Quem é o potencial cliente? Atribua um nome, idade, sexo, escolaridade, profissão ou outro dado que considere relevante, tendo em conta o seu tipo de negócio.
- Que preocupações, necessidades, dificuldades ou anseios tem?
- O que pretende? Quais os seus desejos ou aspirações?
- De que serviços precisa?
- Que problemas ou dificuldades apresenta? São as chamadas “dores” do cliente.
- Que tipo de atendimento valoriza?
- O que espera do produto ou serviço?
- De que forma são influenciadas as suas escolhas?
- Qual é o comportamento que tem a nível digital?
- Que valores consegue pagar pelo seu produto ou serviço?
Qual a importância da persona para o seu negócio?
A definição de uma persona ajuda a construir uma estratégia direcionada para o seu potencial consumidor. Desta forma, não dispersará a sua atenção por diversos públicos-alvo que não estejam interessados no seu negócio.
Com personas criadas, consegue ter foco e definir bem como vai ser o seu plano de ação para alcançar as pessoas certas e torná-las clientes. Com uma estratégia bem definida, a sua empresa terá menos custos e melhores resultados!
Vale a pena, porém, fazer uma chamada de atenção. A sua persona não deve representar o cliente que deseja ter, mas sim o consumidor de que precisa e que vai comprar o seu produto/serviço.
Por vezes, temos tendência a querer que os nossos clientes sejam de um determinado tipo e não de outro. Mas a análise deve ser realista. Nem sempre o consumidor que queremos é aquele que vai comprar o nosso produto. E sem vendas não há negócio que sobreviva! Portanto, crie personas que representem os seus potenciais clientes. Só assim conseguirá criar uma estratégia bem direcionada e alcançará o sucesso!
Para o auxiliar na elaboração dessa estratégia e indicar que conteúdos deve criar para atrair consumidores, partilhamos consigo o nosso ebook Guia Prático Para Uma Estratégia de Conteúdos Infalível. Faça o download gratuito na imagem abaixo, leia o documento atentamente e comece já a delinear um plano digital que aumentará a sua lista de clientes e as vendas do seu negócio!