Twitter: 7 Dicas Para o Usar Como um Profissional!
O Twitter é uma das redes sociais mais utilizadas, com características muito próprias e usá-lo como um profissional nunca foi tão importante. As redes sociais que permitem uma comunicação concisa e instantânea são agora as mais populares mas é essencial saber as características de cada uma delas para poder aproveitar a 100% o seu potencial.
Em Portugal, o Twitter tem ganho cada vez mais expressão e não é por acaso que esta rede social é uma das mais utilizadas por empresas mundialmente. Apesar de muitos já dominarem as regras básicas do Twitter, nem todos podem dizer que o dominam totalmente e o sabem usar como um profissional. Por isso preparamos para si estas 7 dicas! Aplique-as e melhore a sua presença nesta rede social!
1. Vá mais além das mensagens gerais. Seja dinâmico!
Com apenas 140 caracteres para comunicar, é preciso arranjar formas originais para partilhar conteúdos. Se quiser usar o Twitter como um profissional, apenas vídeos e imagens não chegam.
Porque não substituir algumas palavras por emojis? Além de ter mais espaço para comunicar, vai dar também um toque divertido e mais próximo do seu seguidor. Use e abuse também de GIF’s porque:
- São uma ótima forma de chamar a atenção do seguidor;
- Destacam-se dos restantes tweets, por serem animados;
2. Tire proveito da partilha de tweets!
Para que consiga usar o Twitter como um profissional, aconselhamos que tire proveito das suas novas atualizações. Sabia que pode partilhar tweets na sua página e ainda usar os 140 caracteres para adicionar um comentário sobre o tweet original? Esta é uma boa estratégia para podermos partilhar uma mensagem mais completa, mas também para chegar a um número maior de pessoas.
3. Use e abuse das hashtags e das tags. Otimize o seu tweet!
Saber usar o Twitter como um profissional passa também por saber usar as hashtags certas. Funcionam como palavras-chave: otimize o seu tweet com hashtags que as pessoas possam utilizar para procurar o seu conteúdo. Defina também algumas hashtags que representem a sua marca e use-as quando comunicar no Twitter. Veja o exemplo prático da SEAT Portugal.
Costuma colocar imagens com outras entidades e pessoas? Então, marque no tweet o nome dessas pessoas. Assim, a publicação vai chegar também aos seus seguidores.
4. Saiba pesquisar no Twitter!
Só consegue realmente usar o Twitter como um profissional quando dominar as pesquisas nesta rede social. Com o acesso a tanta informação em tempo real, a única forma de chegar àquilo que procura é saber que palavras-chave deve colocar na pesquisa.
Se estiver a fazer a pesquisa por termos, deve seguir as opções:
- “search + frase” para encontrar a fração exata do texto;
- “search + frase 1 ou search + frase 2” para que a pesquisa seja feita para uma das expressões;
- “search frase 1 –search frase 2” para excluir a segunda opção dos resultados.
Para pesquisar uma hashtag, use uma palavra abrangente sobre o tema. Enquanto escreve a palavra na caixa de pesquisa, o Twitter vai mostrando-lhe as diferentes variações que os utilizadores costumam usar.
Se pretende fazer uma pesquisa através de um nome de utilizador, precisa de saber que:
- “to @nome_de_utilizador” mostra-lhe os tweets que identificaram esse utilizador;
- “from @nome_de_utilizador” agrupa os tweets desse utilizador;
- “@nome_de_utilizador” devolve-lhe na pesquisa todas as menções que esse utilizador tiver.
Com os operadores booleanos, pode ainda fazer uma pesquisa mais avançada, combinando todas estas opções com E, OU e MENOS.
5. Aproveite o Twitter para aumentar a interação com o público!
O Twitter é uma ótima plataforma para fomentar a interação com as pessoas que o seguem e um dos segredos para conseguir usar esta rede social como um profissional é criar interações diferentes: seja ela feita através de uma sondagem ou de um passatempo.
Que tal iniciar um debate sobre uma tendência ou um tema interessante? Ou esclarecer dúvidas em tempo real? Faça uma abordagem centrada nos seus seguidores. Se tem dúvidas sobre como o fazer, podemos ajudá-lo. Aproveite este ebook sobre estratégia nas redes sociais focada nas pessoas.
6. Organize a página e pessoas que segue por grupos!
Quem usa o Twitter como um profissional sabe bem que as oportunidades nesta rede social podem surgir a qualquer momento. Por isso, deve estar atento aos updates das páginas que segue para não perder nenhuma informação.
Colocar essas páginas em grupos, vai ajudá-lo a agrupar tweets sobre assuntos similares. Desta forma, a informação vai-lhe aparecer mais organizada e é uma forma de se focar apenas naquele assunto quando estiver a fazer uma pesquisa.
7. Dê uso a novas ferramentas!
O Twitter tem já algumas ferramentas que ajudam a usar esta rede social como um profissional. Não só o ajudam a gerir a conta de uma forma mais eficiente, como lhe trazem novas oportunidades de cativar a atenção do seu público.
Esta rede social é um pouco mais complexa mas os resultados que pode obter se usar o Twitter como um profissional são extraordinários. No entanto, todas estas dicas têm que ser conjugadas com um conteúdo organizado e planeado. Por isso, e por sabermos que esta tarefa nem sempre é fácil, preparamos um calendário de planificação de conteúdos que pode utilizar no Twitter e nas outras redes sociais da sua empresa. Convidamo-lo a experimentar!
Se quiser saber mais sobre as potencialidades do Twitter, se tem alguma dúvida ou questão, entre em contacto connosco ou deixe um comentário!