Twitter: 10 Dicas Para Melhorar a Página da Sua Empresa!
Twitter, já criou uma conta para a sua empresa e quer iniciar uma estratégia de marketing? O Twitter é uma rede social que, através da publicação de posts curtos e diretos, os chamados tweets, pode ser uma ferramenta-chave na estratégia de Inbound Marketing da sua empresa: dizer o máximo com o mínimo de palavras, captando a atenção do público-alvo. Para isso, é preciso saber tirar o máximo proveito desta ferramenta.
Tem o objetivo de aumentar o seu número de seguidores e, consequentemente, o tráfego do seu site? Então siga estas dicas e melhore a sua estratégia de marketing no Twitter vão interessar-lhe:
1. Tenha um bom perfil
Selecione uma foto e imagem de capa atrativas e elucidativas e partilhe com os seus seguidores informação que lhes seja relevante: serviços prestados, horários, contactos, site e localização. Para iniciar uma estratégia de marketing no Twitter, certifique-se que o seu perfil reflete a identidade da sua marca!
2. Utilize as mensagens
Consulte regularmente as suas mensagens: é importante estar acessível e disponível para responder aos seguidores que o contactam diretamente. Tire o máximo proveito do imediatismo e interatividade das redes sociais e implemente uma estratégia de marketing no Twitter: é o espaço certo para empresas e clientes comunicarem entre si. Através das mensagens, é possível dar respostas e encontrar soluções imediatas para os seus clientes. O resultado? Clientes cada vez mais satisfeitos!
3. Crie os seus “Moments”
Já experimentou o recurso “Moments” que o Twitter disponibilizou? Permite-lhe criar e partilhar histórias recorrendo aos seus tweets. O mundo está cada vez mais rendido ao storytelling: porque não fazer os seus seguidores renderem-se à sua marca?
4. Participe nos “Assuntos do momento”
São assuntos populares, altamente pesquisados e partilhados. Participar nestas interações, neste caso em particular no Twitter, mas também nas restantes redes sociais, dá-lhe fortes possibilidades de aumentar a visibilidade do seu perfil.
5. Foque-se nos seus seguidores
Para que a sua estratégia de marketing no Twitter seja eficiente importa ter uma interação rica com quem o segue: envolva-se e foque os assuntos que interessam aos seus seguidores e não caia na tentação de falar apenas sobre a sua marca. Envie mensagens personalizadas e esteja atento aos comentários e críticas que lhe deixam. É muito importante nutrir esta relação e as redes sociais são um espaço privilegiado para o fazer: os seus seguidores estão interessados no que tem para dizer e podem ser uma ajuda de valor na divulgação e promoção do seu negócio.
6. Esteja atento aos “influenciadores”
Não só de seguidores vive o marketing no Twitter. Não desvalorize o poder dos opinion makers: ser falado por uma personalidade influente pode ser um grande impulso na popularidade da sua marca. Se alguma destas personalidades falar sobre a sua marca, não se esqueça de mencioná-lo no seu perfil.
7. Fazer marketing no Twitter é fácil
- O Twitter faz uma pesquisa de perfis semelhantes aos dos seus seguidores e sugere-lhes o seu perfil;
- Promove os seus tweets mais populares e divulga aqueles que são considerados mais relevantes;
- Divulga conteúdo do seu site através de tweets direcionados para determinado público-alvo, com o objetivo de aumentar o tráfego e a taxa de conversão.
- Disponibiliza campanhas para aumentar o seu número de seguidores, promover a interação nos seus tweets e gerar leads.
8. Analise os seus tweets – e os dos seus seguidores
Para ter ideias de conteúdo para novos tweets, nada como dar uma vista de olhos naquilo que os seus seguidores estão a publicar. Para medir o sucesso dos seus tweets, recorra à ferramenta Twitter Analytics: veja o seu progresso, saiba quais os tweets com maior visibilidade e mais resposta por parte dos seguidores e aposte no conteúdo com mais popularidade. Fazer marketing no Twitter exige uma análise contínua da sua performance, tal como acontece em qualquer estratégia de Inbound Marketing.
9. Não descure um bom título
Faça um brainstorming e crie listas com várias hipóteses para, finalmente, escolher o título que vai chamar a atenção dos seus seguidores para o tweet que acabou de partilhar. Use, mas não abuse, das hashtags – incluí-las no título do tweet é uma boa opção.
10. Aposte na publicação de fotos e vídeos
As estatísticas não enganam: os tweets com fotos e vídeos são mais populares do que os restantes – a sua percentagem de retweets aumenta em 150% e o número de cliques tem um aumento aproximado de 18%. Não têm de ser fotos e vídeos profissionais: basta utilizar o seu telemóvel e a sua originalidade. O importante é que, na sua estratégia de marketing no Twitter, não descure o conteúdo visual dos seus tweets!
Ter Twitter não é apenas criar uma conta: como em todas as redes sociais, é preciso ter um perfil que cative, fazer uma planificação organizada de conteúdo que se quer sempre relevante e, claro, ter disponibilidade para fazer a gestão da conta. Só assim poderá garantir a implementação de uma estratégia de marketing no Twitter sólida, com resultados.
Tem mais dúvidas sobre a utilização do Twitter como ferramenta de marketing? Gostaria de partilhar connosco uma dica que não tenha sido mencionada no artigo? Entre em contacto connosco ou deixe um comentário! Queremos conhecer as experiências de que lê o nosso blog.
Se é utilizador de redes sociais, certamente sabe que organizar o conteúdo a publicar é uma tarefa que exige tempo e concentração. Para o ajudar a agilizar o trabalho e para o tornar mais simples, preparamos um calendário de planificação de conteúdos para as redes sociais. Experimente: da próxima vez que fizer a planificação dos conteúdos vai ser canja!