Blog: 7 Dicas essenciais para produzir os seus artigos!
O blog pode ser uma ferramenta bastante valiosa para a estratégia digital do seu negócio. Sendo uma ótima plataforma para disseminar conteúdo, acaba por se tornar também uma fonte de atração de visitantes. Contudo, para que tal aconteça, é essencial mantê-lo ativo, através da publicação regular de artigos de interesse para os leitores.
Na Link&Grow, criamos diariamente conteúdos para vários blogs. Assim sendo, sabemos que nem sempre é fácil escrever um post a partir do zero e que, por vezes, a inspiração não quer aparecer. Todavia, não receie, pois a tarefa não é assim tão difícil. Se seguir as dicas que iremos partilhar de seguida, conseguirá produzir artigos com facilidade e, sobretudo, sem descurar a qualidade.
7 Dicas para criar um artigo de blog bem-sucedido
1. Pense no objetivo do seu artigo
Antes de escrever um post, reflita sobre o objetivo da publicação no contexto da sua estratégia digital. Qual o seu propósito? Quer apenas dar a conhecer a sua marca? Pretende que os leitores se sintam tentados a comprar o seu produto/serviço?
Sugerimos que efetue uma análise prévia ao ciclo de compra dos seus clientes. Falámos sobre as diferentes fases numa publicação anterior no nosso blog. Leia-a com atenção e compreenderá que deve criar conteúdo adequado a cada etapa.
Selecione o estágio para o qual pretende comunicar. Pense que informação será interessante divulgar no sentido de estabelecer uma conexão com o seu público-alvo e, consequentemente, atrair a atenção deste.
2. Escolha o tema com base no objetivo definido
Após refletir sobre o propósito do seu artigo de blog, chega a altura de escolher o tema que vai abordar. Preferencialmente, deverá ter conhecimento sobre a temática. Contudo, caso tal não se verifique, poderá efetuar uma pesquisa ou falar com alguém que esteja informado sobre o assunto.
Baseie-se sempre em factos e preocupe-se em criar conteúdo verdadeiro. Desse modo, estará a gerar uma boa impressão nos seus leitores.
3. Não descure o SEO
As boas-práticas de Search Engine Optimization (SEO) são essenciais para posicionar o seu artigo nos lugares cimeiros dos motores de pesquisa. No nosso blog, publicámos vários artigos sobre esta temática. Recomendamos uma leitura atenta para que perceba por que razões o SEO é tão importante.
Assim que escolher o tema do seu artigo de blog, verifique se o mesmo tem procura, ou seja, se há interesse do público nessa temática. Posteriormente, efetue uma análise das palavras-chave relacionadas e perceba quais as mais pesquisadas.
Poderá fazê-lo com a ajuda destas duas ferramentas: o Planeador de Palavras-Chave do Google ou o Ubersuggest. A escolha da palavra-chave adequada ajudará a colocar o seu post nos primeiros resultados das pesquisas.
4. Crie um conteúdo bem estruturado e interessante
Já escolheu o tema e verificou as práticas de SEO que deve considerar? Comece, então, a produzir o conteúdo do seu artigo. Opte por frases curtas e concisas e utilize uma linguagem simples e facilmente percetível.
Em termos de SEO, é aconselhável que não ultrapasse as 20 palavras por frase. Esta prática facilita a leitura e evita que o texto se torne aborrecido e cansativo. Lembre-se de que o seu objetivo não é apenas despertar o interesse do leitor, mas também mantê-lo.
Procure estruturar o texto de forma lógica, com princípio, meio e fim. Comece por uma introdução cativante e bem pensada. Crie no leitor vontade de ler o artigo até ao fim. Pode ainda incluir imagens para quebrar a monotonia das palavras e, ao mesmo tempo, ilustrar as ideias refletidas no texto.
Insira links internos e externos sempre que achar oportuno. O ideal é que sirvam para ajudar o leitor a encontrar mais informação sobre o assunto. Por último, lembre-se de que deve sempre produzir conteúdo rico e, principalmente, verdadeiro!
5. Aposte num título cativante
Muitas pessoas chegam ao seu blog através dos motores de pesquisa. Nestas páginas, o título do post é o que aparece em destaque. Dedique algum tempo à sua escolha, para levar os internautas a clicar no artigo. Lembre-se de que despertar o interesse é fundamental!
Tenha ainda o cuidado de colocar um título relacionado com o conteúdo do artigo. Para ser pertinente, opte por criá-lo depois de o texto estar pronto. O nosso conselho é que escreva vários títulos, escolha aqueles de que mais gosta e partilhe-os com a sua equipa. O que tiver mais votos deverá ser o “vencedor”.
6. Divulgue o artigo de blog
Já preparou o seu artigo? Parece-lhe tudo bem? Então, é altura de o publicar no blog. Todavia, a sua tarefa não deve terminar por aqui. É crucial apostar na divulgação do mesmo.
Comece, antes de mais, por verificar se tem botões de partilha nas redes sociais. Estes plugins permitem que os leitores divulguem facilmente a sua publicação, aumentando as visitas ao blog. Mas não deixe esta missão apenas para o público. Efetue também a sua própria partilha nas páginas associadas ao seu negócio e em grupos relacionados com o assunto.
Uma alternativa é divulgar o artigo através do envio de newsletters aos seus subscritores. Poderá, por exemplo, criar um email com o resumo das publicações mensais do seu blog, bem como outras novidades sobre a sua atividade.
Lembre-se ainda de que pode optar por anúncios pagos para impulsionar o seu post. Poderá fazê-lo tanto através do Google AdWords como do Facebook Ads.
7. Planeie os próximos artigos com antecedência
Ter tudo planeado é meio caminho andado para o sucesso. Definir previamente as temáticas a abordar no seu blog permitir-lhe-á efetuar pesquisas atempadas sobre o assunto. Assim, na altura de iniciar a produção de conteúdo, estará mais informado, pelo que as ideias fluirão facilmente. Além disso, ao ter um planeamento antecipado, conseguirá preparar os textos com antecedência, evitando a pressão do deadline!
Esperamos que estas dicas o ajudem a produzir os seus próximos artigos com maior agilidade e sucesso. Se quer apostar no seu blog e potenciá-lo ao máximo, faça o download gratuito do nosso ebook Como conquistar + de 50.000 leitores para o seu blog. Aqui vai encontrar boas práticas para aumentar o número de visitantes e, sobretudo, aprender a transformá-los em leads e seguidores fiéis!