O poder do email marketing no e-commerce: Aumentar vendas!
O email marketing no e-commerce continua a gerar excelentes resultados quando se usa uma boa estratégia. Nos últimos anos, surgiram outros canais de comunicação (nomeadamente redes sociais e blogues), mas o email marketing ainda é um dos mais eficientes em vendas.
Sabemos que, cada vez mais, as pessoas são bombardeadas com emails todos os dias. Por isso, para aproveitar o potencial do email marketing no e-commerce, veja-o não apenas como um canal de vendas, mas como um meio para conversar e conhecer os clientes. Quanto melhor os conhecer, mais fácil será ir ao encontro do que procuram!
Vantagens do email marketing no e-commerce
Comecemos por explicar as potencialidades que tornam o email marketing um forte aliado dos sites de e-commerce:
Alcançar mais pessoas
A maioria das pessoas com recurso à internet tem email e acede à sua conta diariamente. Atualmente existem cerca de 3,9 mil milhões de contas de email ativas no mundo. Além disso, os utilizadores recebem uma notificação sempre que recebem um email novo. Nas redes sociais (que contam com 3,5 mil milhões de utilizadores) não pode, por iniciativa sua, notificar os seus seguidores quando faz um post novo.
Atingir todo o público-alvo da sua base de dados
Recorrendo ao email marketing, garante que todo o seu público-alvo irá receber a comunicação. Os destinatários poderão ou não abrir os emails que envia, mas todos os recebem. Se publicar no Facebook ou no Instagram, não terá este controlo sobre o seu público.
Construir uma ligação
O email marketing no e-commerce facilita a construção de um melhor relacionamento com os clientes. Enviando emails envolventes, terá mais hipóteses de fidelizar os consumidores. Por exemplo, um email de agradecimento por uma compra pode melhorar a proximidade com o cliente, reforçando a vontade de voltar à sua loja online.
Recuperar clientes inativos
O email marketing é ideal para se relacionar com clientes inativos, que realizaram uma compra e não voltaram. Envie um email oferecendo-lhes um incentivo (um desconto, envio grátis ou um presente). A probabilidade de fazer uma venda a um cliente existente é 60% a 70% superior, por isso é fundamental agradar sempre.
Conhecer melhor o seu público
Recorrendo a campanhas de email marketing segmentadas, terá a vantagem de conhecer melhor o seu público e de satisfazer as suas necessidades. No e-commerce, esta nutrição das leads é extremamente vantajosa.
Quanto mais segmentada for a sua base de dados, melhor conhecerá as pessoas: hábitos, gostos, produtos e áreas de interesse. Com esta informação, será cada vez mais fácil ir ao encontro do que os clientes e potenciais clientes procuram.
Trabalhar todas as etapas da jornada de compra
Com um fluxo automatizado de emails, chegará às pessoas em todas as etapas da jornada de compra, de forma direcionada. O mesmo nem sempre acontece com as redes sociais ou com um blog.
Como garantir um email marketing eficaz no seu e-commerce?
Cada caso é um caso, mas há algumas regras de ouro para fazer campanhas de email marketing eficazes em e-commerce.
Fuja das bases de dados compradas
A regra nº 1 é nunca comprar bases de dados. Consiga o email dos seus clientes através deles próprios: se lho facultarem é porque têm interesse. Invista a sério nas suas landing pages, nos formulários e nos CTA’s. Mas lembre-se: os clientes só partilham o seu contacto se receberem alguma vantagem em troca (por exemplo, um material rico).
Segmente os emails
A segmentação é fundamental para que as suas campanhas atinjam um grupo de pessoas realmente interessadas no seu produto ou serviço. Com um público definido (com determinadas características, gostos e em diferentes fases da jornada de compra), as campanhas irão ao encontro das suas necessidades, gerando mais resultados.
A quantidade de emails enviados é menor, mas são mais certeiros, aumentando as taxas de abertura e conversão. De facto, um público interessado tem mais hipóteses de abrir, clicar e converter.
Aposte na periodicidade
Defina dias e horários para enviar os vários tipos de emails e cumpra-os. É importante ter um fluxo de automação definido, para garantir que os emails chegam no momento certo. Por exemplo, um email de boas-vindas logo após uma subscrição tem maiores probabilidades de gerar uma venda.
Faça testes A/B
Não há duas lojas online iguais. Faça testes A/B frequentemente e veja o que funciona melhor na estratégia de email marketing do seu e-commerce. Compare resultados através das métricas próprias para análise da performance do email marketing.
Como vimos, um dos segredos para um email marketing eficiente no e-commerce passa pela segmentação. Segmentados os contactos, a produção de conteúdo será personalizada e direcionada aos interesses de cada um.
Aqui importa personalizar: não dispare o mesmo email para toda a sua lista. Envie o email certo à pessoa certa e aumentará as oportunidades de negócio.
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