Triplique o tráfego orgânico do seu site com Inbound Marketing!
O Inbound Marketing oferece ferramentas incríveis para fazer crescer o tráfego orgânico dos sites.
Ora, este tipo de tráfego é extremamente valioso para um negócio online. Porquê? Porque ao contrário daquele que é gerado através de Google Ads ou Social Media Ads, não requer o pagamento de anúncios. Necessita, sim, de uma estratégia digital focada e assertiva, o que normalmente conduz a resultados que se prolongam no tempo.
Como triplicamos o tráfego orgânico dos sites dos nossos clientes?
Na Link&Grow utilizamos táticas de Inbound Marketing para melhorar o posicionamento dos sites nos motores de pesquisa, conseguindo, em média, triplicar o tráfego orgânico para os nossos clientes.
Como refere João Oliveira, diretor, “isto significa que um website que tenha cerca de 500 visitas por mês, com a nossa estratégia, chegará facilmente às 1.500.”
Este crescimento representa maior visibilidade, mais leads e, claro, a multiplicação das possibilidades de concretizar vendas. Não menos importante é o facto de serem reduzidos os custos em campanhas pagas, permitindo, assim, aumentar a margem de lucro do negócio.
Para fazer crescer o tráfego orgânico de um site, na Link&Grow traçamos um plano personalizado que, invariavelmente, passa pelas etapas que passaremos a descrever.
1. Garantir que o site está em boa forma
Antes de mais, é necessário assegurar que o website está bem estruturado, corrigindo os aspetos passíveis de melhoria. Nesta fase, se quisermos evitar penalizações por parte da Google, a rapidez e a responsividade também deverão ser tidas em conta. Cada variável pode facilmente ser avaliada com um diagnóstico digital ao site.
O que se pretende é que os visitantes tenham, em cada página que abram, a melhor experiência possível, por forma a que desejem regressar.
2. Conhecer o público-alvo
Depois de auditar e otimizar o site, o trabalho está longe de estar feito! O desafio seguinte é levar lá pessoas! Mas antes é preciso entender quem queremos atrair.
Definem-se aqui as personas do negócio e procura compreender-se as suas necessidades e o sítio em que se encontram na jornada de compra. Esta informação irá indicar-nos um dado valioso: as intenções de pesquisa do público-alvo, ou seja, o que procura e como procura.
3. Trabalhar o SEO
Se desejamos potenciar o tráfego orgânico ao nosso site, trabalhar o SEO é incontornável! Também conhecido como Search Engine Optimization, trata-se de um conjunto de técnicas que vai aprimorar os conteúdos de um site, deixando-o melhor posicionado nos motores de busca. Como, ao fazerem uma pesquisa, os utilizadores não passam, na maioria das vezes, da primeira página de resultados, é aí que queremos que o site se encontre!
O uso assertivo de palavras-chave está no cerne de um bom trabalho de SEO, mas há outros aspetos a considerar, como a otimização de títulos, descrições e URL. E é sempre aconselhável trabalhar o SEO de forma combinada com as intenções de pesquisa.
Além disso, os negócios locais têm toda a vantagem em apostar também numa estratégia de SEO local.
4. Produzir conteúdo relevante
Para se ser bem-sucedido a conduzir mais tráfego orgânico a um site, não basta otimizar conteúdos. É necessário assegurar que estes têm qualidade e são pertinentes para o público que queremos impactar. Ou seja, importa não esquecer que o conteúdo apenas “é rei” quando tem em consideração as necessidades do leitor.
Dito isto, as leads oriundas de um artigo de blog tendem a ser bastante qualificadas, aumentando a possibilidade de virem a tornar-se clientes. Por isso, vale a pena apostar numa estratégia de conteúdos, pois é a chave para conquistar a confiança do público e, posteriormente, construir com ele uma relação duradoura.
Nesse sentido, se a escolha dos temas e das keywords dos artigos não pode ser deixada ao acaso, também o uso de técnicas de copywriting e de storytelling contribuirá para criar conteúdos mais harmoniosos e cativantes. Usar diferentes formatos, como infográficos, animações, tutoriais em vídeo, etc., é outra boa aposta.
Igualmente importante é ser consistente no tom de voz empregue em todas as comunicações da marca. Estrategicamente, pode ser interessante direcionar alguns conteúdos para uma audiência de topo de funil e outros para o fundo de funil.
5. Publicar com regularidade
Os motores de busca valorizam não só a relevância, mas também a frequência com que são lançados novos conteúdos. Um blog dinâmico conduz regularmente às diferentes páginas do site leitores verdadeiramente interessados nos conteúdos aí publicados.
6. Partilhar conteúdos em diversos canais
Uma vez que as pessoas passam cada vez mais tempo nas redes sociais, divulgar aí conteúdos que direcionam para o site é uma forma eficaz de atrair mais tráfego orgânico.
De igual modo, publicar links para páginas do nosso site noutros sites é uma boa estratégia para adquirir relevância. Mas importa garantir a qualidade do site em causa e a pertinência dos nossos conteúdos para o público.
7. Combinar estratégias de Inbound Marketing orgânicas e pagas
Muito embora estudos recentes indiquem que cerca de 70% dos links clicados em resultados de pesquisa são orgânicos, as campanhas de anúncios não são isentas de valor. A experiência na Link&Grow tem demonstrado que os melhores resultados advêm da combinação de estratégias orgânicas e pagas.
Mas, como é óbvio, quando um blog está constantemente a gerar novo tráfego orgânico para o site, o negócio torna-se muito menos dependente do tráfego obtido através de campanhas pagas.
Outro aspeto é que a audiência qualificada conseguida por intermédio do blog permite criar com mais eficácia um público a quem direcionar futuras campanhas pagas.
Confie no nosso expertise em Inbound Marketing e veja triplicar o tráfego orgânico do seu website. Comece já a fazer crescer os resultados da sua empresa!