Marketing no Facebook: 10 Coisas que não deve fazer!
Apostar em Marketing no Facebook é praticamente obrigatório nos dias de hoje. Todas as marcas estão presentes nesta rede social. Procurar uma empresa no Facebook e não a encontrar é como pesquisar no Google e perceber que não tem site: é quase como se não existisse.
Mas ter uma página criada não é suficiente – há que saber trabalhá-la. Com que frequência é preciso fazer publicações? As imagens têm qualidade suficiente? Como gerir as críticas negativas?
A maioria dos erros mais comuns de Marketing no Facebook são perfeitamente evitáveis. Conheça-os abaixo e saiba como gerir a sua página tranquilamente.
1. Não crie um perfil para a sua empresa. Faça uma página
Parece básico, mas ficaria surpreendido com a quantidade de pessoas que comete este erro de Marketing no Facebook. Lembre-se: os perfis são para pessoas e as páginas para empresas. Criando uma página, poderá aceder às métricas do Facebook e aos anúncios do Facebook Ads ou das stories. Se criar um perfil, não poderá investir em todo o potencial do Marketing no Facebook.
2. Não negligencie as publicações ou comentários na sua página
Um dos objetivos do Marketing no Facebook é a interação com os seguidores da sua marca. Ao ignorar comentários, a mensagem que passa é de que as opiniões deles não importam para o seu negócio. Para evitar isto, confirme que ativou a opção “publicações do visitante” nas definições da página.
Algumas empresas permitem aos visitantes publicar e comentar sem qualquer revisão prévia dos conteúdos, outras preferem revê-los manualmente e algumas não permitem publicações de todo. Na nossa opinião, o Marketing no Facebook só se justifica se houver interação frequente entre a marca e os seguidores. Isto requer uma monitorização diária das publicações, mas os resultados são proporcionais ao trabalho.
3. Não ignore os seguidores “maldispostos”
E se os clientes reclamam na página da sua empresa? E se provocam, com o objetivo de desestabilizar? É impossível controlar as opiniões das pessoas. No Facebook, a melhor forma de agir é respondendo respeitosamente e com conteúdo útil. Mesmo que as reclamações não tenham fundamento, mostre que está disponível para ouvir e arranjar soluções.
4. Não inclua os meta-dados dos links nas publicações do Facebook
Quando coloca um link numa publicação do Facebook, os meta-dados desse link (uma imagem e uma pequena descrição) aparecem automaticamente. Não publique esta informação.
Para um bom Marketing no Facebook, recomendamos que substitua os meta-dados por alguma informação associada ao link. O Facebook é pesquisável nos motores de busca, por isso inclua palavras-chave relevantes para o seu negócio nas publicações.
5. Não publique apenas um tipo de conteúdo
Não se limite a um ou dois formatos de conteúdo. Experimente e teste o que resulta melhor no seu Marketing no Facebook. Há um leque imenso de possibilidades:
- Publique fotos que mostram a cultura da empresa;
- Publique fotos dos seus colaboradores e identifique-os;
- Partilhe vídeos informativos;
- Considere fazer sessões de perguntas e respostas com o seu público;
- Experimente fazer publicações com mais ou menos texto e veja o que resulta melhor;
- Adira à nova “moda” do Marketing no Facebook: publique stories.
O importante é descobrir aquilo que funciona melhor com o seu público. Mas lembre-se de que os seguidores mudam constantemente, por isso é importante fazer testes regulares.
6. Não publique imagens de qualquer tamanho
Imagens “pixelizadas”, mal dimensionadas ou difíceis de ler frustram os utilizadores e trazem-lhe má reputação. O Facebook não tem dimensões específicas apenas para as fotos de capa e perfil. Existem também dimensões recomendadas para as imagens do feed de notícias, dos links patrocinados, dos anúncios laterais, entre outros. Respeite essa informação e garanta uma imagem profissional e apelativa.
7. Evite o clickbait para que o Marketing no Facebook seja bem-sucedido
O Marketing no Facebook (como o Marketing Digital em geral) está cada vez mais centrado na satisfação do cliente. Não vale a pena fazer publicações com títulos muito aliciantes se o conteúdo não estiver relacionado.
Desde 2017, o algoritmo do Facebook já não dá visibilidade a publicações deste género – o chamado clickbait. Seja claro, objetivo e consistente nas suas publicações. Crie expectativas no seu público que sabe que vai satisfazer.
8. Não publique em demasia, mas faça-o regular e consistentemente
Para que o Marketing no Facebook resulte, importa publicar regularmente para manter o seu público interessado. Além disso, dá a sensação de estar presente, próximo, transmitindo confiança na marca. Publique nos mesmos dias e às mesmas horas. Assim, os seguidores saberão quando o procurar, evitando cair no esquecimento.
No entanto, isso não significa que deva inundar os seus seguidores com toneladas de conteúdo. Aposte no equilíbrio e, acima de tudo, na qualidade das publicações.
9. Não se esqueça de experimentar os anúncios e as suas funcionalidades
A par do investimento para obter resultados orgânicos, pode testar os anúncios pagos, que lhe permitem alargar o seu público. Pode optar pelos anúncios dinâmicos ou pela recente novidade: os anúncios publicados nas stories. Ambas as opções têm métricas associadas para poder perceber o que traz mais resultados.
10. Não crie múltiplas contas no Facebook
O Facebook não impõe restrições quanto ao número de páginas que pode criar. Significa isto que pode ter várias páginas para a sua empresa. À primeira vista, pode parecer vantajoso, mas será mesmo?
Na nossa opinião, não é recomendável. Uma página exige muito tempo para ser gerida de forma eficiente, por isso, para quê dividir a atenção por várias? Ademais, os seguidores de uma página perdem o conteúdo da outra e vice-versa. Assim, o engajamento pode tornar-se mais difícil.
Lembramos também que o Facebook permite direcionar os posts da página para públicos específicos. Em vez de criar uma página para cada segmento da sua audiência, publique conteúdo específico para audiências específicas. Tudo a partir da mesma página!
Agora que já conhece os 10 erros cometidos com mais frequência pelos profissionais de Marketing no Facebook, já pode publicar sem receios! Para começar, sugerimos aquela que é, na nossa opinião, a melhor ajuda para gerir as redes sociais: um calendário de publicação de conteúdo. Faça já o download gratuito! Temos a certeza de que vai otimizar o seu tempo e trabalho!