Email Marketing: 8 Passos para uma campanha infalível!
O email continua a ser um meio de comunicação essencial para qualquer estratégia de Marketing Digital. Além de permitir estabelecer uma relação personalizada e próxima com os consumidores, possibilita a obtenção de resultados significativos.
Contudo, para conseguir elaborar uma campanha bem-sucedida, é preciso prevenir falhas e organizar corretamente todo o processo. Se não alcançar os resultados que pretende, não desespere. A vantagem do Email Marketing é não ser estático nem imutável, pelo que pode sempre ser aperfeiçoado.
Porque queremos que tenha sucesso na sua estratégia, preparamos para si este artigo, onde indicamos 8 passos que deve seguir na altura de preparar e lançar a sua campanha de Email Marketing. Se tiver em conta estas dicas, conseguirá não só evitar erros que podem levar o seu público a cancelar a receção de emails, como também potencializar os seus resultados. Atente nos nossos conselhos e tenha sucesso!
8 Passos para uma estratégia de email bem-sucedida:
1. Verificar se a campanha é enviada para a lista de contactos adequada
Quando é necessário enviar diferentes emails ao mesmo tempo, a atenção deve ser redobrada. Tenha sempre o cuidado de confirmar se está a fazer o envio adequado a cada lista. Para evitar erros deve, previamente, atribuir uma designação a todas as listas, segmentando-as corretamente. Assim, terá tudo organizado.
Um outro aspeto a ter em consideração é o conteúdo vs os destinatários. Se vai mandar um email sobre as últimas publicações do blog para incentivar à subscrição do mesmo, não faz sentido que a lista de subscritores o receba.
Lembre-se! Faça sempre uma seleção adequada dos destinatários e aumente as hipóteses de abertura do seu email.
2. Confirmar se todos receberão o email corretamente estruturado
Existem diversos servidores de email que fazem a leitura de diferentes formas. Apesar de haver ferramentas que ajudam a perceber qual o aspeto final, é aconselhável que envie um email teste para diferentes plataformas (Gmail, Outlook, Yahoo, etc.). Assim, terá a oportunidade de verificar a aparência do email que os seus contactos vão receber e, caso seja necessário, efetuar os devidos ajustes.
3. Certificar-se de que o email é adaptado para mobile
Atualmente, a grande maioria das pessoas acede ao correio eletrónico através de dispositivos móveis. Por isso mesmo, é essencial que o email seja configurado para se adaptar a diferentes tamanhos de ecrã. Desta forma, todos os seus contactos terão a possibilidade de visualizar corretamente o conteúdo.
4. Evitar que o seu email seja considerado spam
Para aumentar as probabilidades de ter uma campanha bem-sucedida, é crucial tomar algumas medidas para que os emails que envia não sejam considerados spam pelos diferentes servidores. Para isso, deve:
- Evitar frases só com letras maiúsculas ou muitos pontos de exclamação;
- Criar emails que contenham texto e imagem. Se colocar apenas foto, aumentará as hipóteses de ser considerado spam;
- Utilizar um remetente personalizado (ex.: nome.sobrenome@empresa.pt);
- Evitar colocar no assunto termos que incitem à compra, como, por exemplo, “compre já“, “oferta” ou “desconto”.
5. Verificar se o assunto é apelativo
Para aumentar as taxas de abertura, ter um assunto apelativo é fundamental. Pense nas pessoas para quem produziu o seu email e naquilo que as convenceria a abrir e ler.
Seja claro e objetivo no assunto. Pode até optar por fazer perguntas que despertem a curiosidade. O que nunca deve fazer é enganar o seu público-alvo com um título que nada tem a ver com o conteúdo.
6. Colocar a opção opt-out
Mesmo que os seus contactos, em algum momento, tenham autorizado receber emails seus, é essencial que lhes dê a oportunidade de desistirem da subscrição. Isto não deve ser encarado como algo negativo. Além de provar que respeita os seus clientes, ajuda a manter na sua lista as pessoas que realmente estão interessadas nos seus produtos, serviços ou conteúdos. Não adiantará ter contactos que não vão tirar proveito dos seus emails, por isso, coloque sempre a opção opt-out.
7. Incluir um botão de conversão
Na maioria das campanhas de email, o objetivo é gerar conversões. Estas podem ser visitas a um site ou artigo de blog, downloads de um documento, entre muitas outras opções. Assim sendo, verifique se foi colocado um call to action (CTA) com o link para a ação desejada. Lembramos que este botão de conversão deve ter uma posição de destaque. Veja aqui como pode tornar o seu CTA mais apelativo.
8. Efetuar a revisão final do email
Este é um ponto essencial. Textos escritos de forma lógica e sem erros ortográficos são fundamentais para criar uma boa impressão e demonstram cuidado. Por isso, antes de enviar os seus emails, lembre-se de efetuar uma leitura e verifique se há algum lapso que seja necessário corrigir.
Confirme se as listas de destinatários estão corretas e abra todos os links. Pode até enviar um email teste para que algum membro da sua equipa possa fazer a revisão final. Peça-lhe que verifique a ortografia e o funcionamento das hiperligações. Depois de tudo estar analisado e confirmar que não existem erros, proceda ao envio ou agendamento da sua campanha.
Esperamos que estas dicas sejam úteis para a sua estratégia digital. Para que possa aprofundar ainda mais a questão das campanhas de Email Marketing, partilhamos consigo um ebook que preparamos especialmente sobre esta temática.
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