Emojis: 5 boas razões para os usar nos seus emails!
Emojis nos emails é algo que faz sentido ou simplesmente é um não redondo quanto ao seu uso? Devo, ou não, utilizar emojis nos meus emails? Esta é uma das dúvidas mais comuns entre quem está a definir uma estratégia de email marketing. Será que a utilização de um ou mais emojis pode retirar seriedade e profissionalismo aos emails?
Os emojis vieram para ficar! O sorriso amarelo com duas lágrimas a sair do canto dos olhos, representativo da expressão “morrer a rir”, foi eleito, pelos Dicionários de Oxford, palavra do ano em 2015. A sua capacidade comunicativa faz deles excelentes aliados na hora de transmitir uma mensagem aos seus clientes e, por isso, as redes sociais renderam-se à sua presença. Mas os emojis não se limitam ao Facebook, Twitter e Instagram: também podem trazer uma série de vantagens se utilizados no email marketing do seu negócio.
5 Vantagens do uso de emojis
De seguida, partilhamos as potencialidades da utilização de emojis nos emails, particularmente no campo do assunto, para depois explicarmos os cuidados que deve ter na sua utilização.
1. Aumento da taxa de abertura do seu email marketing
O primeiro objetivo do seu email é ter um assunto interessante, que cative os seus clientes, de forma a que as suas taxas de abertura aumentem. Faça um teste A/B e veja os resultados com e sem integração de um emoji. Muitas empresas confidenciam que a sua inclusão aumentou significativamente a taxa de abertura dos emails.
2. Poupar carateres
Costuma dizer-se que uma imagem vale mil palavras. Um emoji pode, portanto, substituir vários carateres. É de conhecimento comum que os assuntos curtos são, geralmente, mais eficazes (principalmente quando os emails são lidos em ecrãs mobile), pelo que os emojis são um recurso eficiente.
3. Personalização dos emails
Os emojis existem para transmitir emoções. Se, por vezes, é difícil partilhar emoções com os seus clientes, experimente recorrer a um emoji adequado à mensagem. Chegará mais perto de quem o lê e transmitirá a emoção certa, de uma forma mais ligeira e imediata.
4. Destacar os seus emails na caixa de entrada
Uma das razões para as taxas de abertura de emails com emojis no assunto serem mais elevadas é o facto de, visualmente, se destacarem entre os restantes. Sendo mais visíveis e mais apelativos, as probabilidades de o seu cliente clicar para abrir o email aumentam. A visão do Inbound Marketing baseia-se precisamente em atrair clientes para conteúdos de qualidade. Lembre-se, o assunto é importante para o cliente abrir o seu email, mas o conteúdo interior deve manter o seu interesse.
5. Proximidade ao cliente
Os emojis são muito utilizados entre amigos nas suas trocas de mensagens e emails pessoais. Ao incluir emojis nos seus emails, criará a sensação de proximidade. Os emojis atribuem alguma ligeireza ao conteúdo da mensagem e, nos dias de hoje, em que as marcas procuram estar mais próximas dos seus clientes, esta é claramente uma vantagem.
3 Cuidados no uso de emojis
Para que os emojis valorizem o seu email marketing há que ter 3 preocupações sempre presentes:
1. Pense nas personas do seu negócio: vão compreender e responder favoravelmente às suas mensagens com integração de emojis?
2. Utilize o emoji certo na hora certa: não dê espaço para dúvidas na interpretação da sua mensagem.
3. Teste a visualização dos seus emojis em todas as plataformas. É imprescindível que também funcionem na versão mobile.
Gostávamos de ouvir a sua opinião sobre a utilização de emojis no email marketing. Ficou surpreendido com as vantagens que abordamos? Tem alguma a acrescentar? Ainda não está totalmente convencido e gostava de abordar este tópico com mais profundidade? Não hesite e contacte a nossa equipa!
Se já utiliza emojis nas suas comunicações, gostávamos muito de saber como tem corrido a sua experiência – deixe-nos um comentário!
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