Inbound Marketing: Crie uma Estratégia de Conteúdos de Sucesso
O Inbound Marketing utiliza conteúdo de qualidade para conseguir mais tráfego, gerar mais leads e fazer mais vendas. Mas uma estratégia de conteúdos só funciona se estiver bem estruturada. Caso contrário, os esforços serão em vão!
No nosso blog, temos vindo a falar frequentemente da importância de ter um bom conteúdo para sobressair online. Já partilhamos dicas práticas em alguns dos artigos, mas hoje vamos aprofundar o tema.
Neste texto, explicamos os princípios em que deve basear uma estratégia de conteúdo para ter sucesso: valor e relevância. Há também 2 boas práticas importantes, mas essas deixamos para o fim do artigo.
Sim, sabemos que falar é fácil, por isso damos-lhe exemplos de como colocar em prática o valor e a relevância no Inbound Marketing.
Acrescentar valor com a sua estratégia de conteúdo
Para acrescentar valor com o Inbound Marketing, comece por construir uma relação de confiança com as pessoas. Como? O segredo está na consistência!
Para conquistar a confiança dos seus potenciais clientes, deve ser consistente em toda a estratégia de conteúdo, desde o site até às redes sociais, passando pelo blog e email marketing. E como conseguir essa consistência? Mostrando a identidade da sua marca!
Antes de passar à prática, é fundamental definir a visão e a missão da empresa. Depois, defina uma estratégia de conteúdos que as reflita. O importante é que as pessoas associem a sua marca aos seus princípios e à mensagem que quer comunicar.
Peguemos no exemplo de uma marca de vestuário orgânico. Os clientes vão ler os seus conteúdos porque se identificam com o valor da sustentabilidade e desejam saber mais. Se não encontrarem o que procuram (ainda que seja só uma vez), a expectativa diminui e a confiança quebra-se.
Dê a conhecer os valores da sua empresa sendo consistente na comunicação. Os clientes vão confiar em si e procurar a sua marca porque acreditam que acrescenta valor às suas vidas.
Conseguir relevância através de uma “teia” de conteúdos
No Inbound Marketing, dar sentido de relevância ao seu conteúdo pode ser mais fácil do que pensa. Escreva conteúdos dentro do seu nicho, mas que estejam relacionados e que se complementem.
Peguemos no exemplo de cima, da marca de vestuário orgânico. Se hoje escrever sobre como poupar água nas lavagens e amanhã acerca da reutilização de vestuário, não há continuidade. Resultado? As pessoas não sentem necessidade de “saltar” de artigo em artigo, de ler e saber mais. Seguem dois exemplos práticos de como conseguir fazer uma espécie de “teia” de conteúdos.
• Criar séries de conteúdo – Porque não lançar um guia informativo de forma faseada, em vez de o partilhar por inteiro? Assim, aguça a curiosidade dos seus potenciais clientes e, como é costume dizer-se, “faz render o peixe”. Não se esqueça de finalizar remetendo sempre para o próximo conteúdo, a fim de criar mais expectativa. Lembra-se de como terminavam os episódios da famosa série Dragon Ball? “Não percam o próximo episódio, porque nós também não”. É mais ou menos isso!
• Incluir links internos nos seus conteúdos – Estes links direcionam os leitores para outros conteúdos relacionados. Reparou como fizemos agora mesmo com a palavra “conteúdos”? É mesmo assim!
Ser relevante aprofundando conteúdos
Para ser relevante, há outro aspeto que deve ter em conta além de relacionar conteúdos. Com tantos sites, blogs e publicações nas redes sociais, é preciso ser muito interessante para que reparem na sua marca.
Mas isto de ser muito interessante é demasiado vago, certo? Aqui vai uma dica prática: vá ao detalhe! Há muitos profissionais de Marketing Digital a escrever bem e isso não é suficiente. Surpreenda os leitores com dados estatísticos e cite estudos de referência. Quando as pessoas pensam que já não vão descobrir nada novo, aprofunde mais o tema.
Os clientes estão cada vez mais exigentes: querem mais e melhor informação e profissionais de excelência. A diferença entre um bom profissional de Marketing e um excelente profissional de Marketing passa por aí.
Subindo o nível de exigência dos seus seguidores, estará a subir o seu nível de qualidade. A partir daqui, o importante será mantê-lo sempre (ou subi-lo) e não defraudar expectativas.
Reparou que a consistência está sempre presente? É preciso ser consistente ao dar informação complementar e realmente informativa para conquistar a confiança dos potenciais clientes. A consistência deve ser uma constante no Marketing de Conteúdo.
Boas práticas no Inbound Marketing
Terminamos o nosso artigo com a partilha de duas boas práticas que não podemos ignorar no Inbound Marketing:
• Apesar de todos os conselhos, os resultados são diferentes de caso para caso. Seguir dicas de outros profissionais de Marketing é uma grande ajuda, mas só se também resultarem na sua empresa. No Inbound Marketing, a importância de testar é imensa. Experimente, teste, analise os seus resultados e, quem sabe, chegará a conclusões diferentes das nossas. Já ouviu falar dos testes A/B?
• Defina objetivos graduais. Não vale a pena querer chegar às 5.000 visitas por mês se ainda não alcançou as 500. Os objetivos da sua estratégia de Inbound Marketing devem ser mensuráveis. Ainda que poucas, foque-se em nutrir as suas leads para que se multipliquem. As recomendações também funcionam no Marketing Digital.
Acreditamos que uma estratégia de conteúdos com valor e relevância permite alcançar um nível mais avançado no Inbound Marketing. Ao contrário do que muitos pensam, não basta produzir conteúdo de qualidade. É necessário ter um objetivo e uma estratégia traçados, colocar em prática várias táticas e analisar resultados para melhorar consistentemente.
Para saber mais sobre como criar uma estratégia de conteúdos infalível, faça o download grátis do nosso guia.