Numa empresa, as equipas de Marketing e Vendas devem estabelecer metas conjuntas para orientar a estratégia aos resultados. Estas metas dizem respeito às leads qualificadas, conceito que deve estar claro para ambos os departamentos desde o primeiro momento.
Mas os compromissos entre Marketing e Vendas não acabam por aqui. Pensemos nos objetivos da empresa. Qual o nº de vendas a concretizar semanal e mensalmente para os atingir? E para conseguir estas vendas, quantas oportunidades é necessário trabalhar? Por fim, quantas leads qualificadas têm de ser entregues aos vendedores para serem contactadas com êxito?
Daqui depreendemos que ambas as equipas (Marketing e Vendas) têm as suas responsabilidades. Hoje vamos focar a fase após a entrega das leads: o compromisso das vendas no contacto com os potenciais clientes. Damos-lhe conta de 5 preocupações fulcrais.
1. Atendimento rápido das leads
Quanto mais tarde a lead for contactada, mais diminui a possibilidade de negócio. Não adianta gerar uma lead (super) qualificada se o vendedor só a vai contactar uma semana após a conversão. Marketing e vendas têm de gerar leads e contactá-las dentro dos timings definidos pela empresa. Não existe um tempo ideal para o fazer o primeiro contacto. Lembre-se apenas que deve ser o quanto antes.
2. Primeiro contacto consistente e genuíno
As equipas de Marketing e Vendas sabem que, mesmo quando qualificadas, nem todas as leads estão ansiosas pelo contacto. Há boas práticas que podem ajudar os vendedores de uma empresa a conquistar a atenção do cliente:
- Respeitar o tempo da pessoa que está do outro lado;
- Pedir permissão para iniciar uma conversa;
- Esclarecer o motivo do contacto;
- Relacionar a abordagem com o formulário preenchido pela pessoa na conversão;
- Fornecer conteúdo relevante durante o processo de venda.
No primeiro contacto, o vendedor deve mostrar uma preocupação genuína com as necessidades do cliente. A ideia é compreender o que o trouxe ao site, qual a sua necessidade e se é altura de a resolver.
3. Nº mínimo e máximo de tentativas de contacto
Para perceber qual o número indicado de tentativas de contacto, siga uma destas duas sequências:
Sequência para leads mais “frias”: Consiste num total de 6 chamadas e envio estratégico de mensagens de voz e emails. Após a 1ª chamada, deverão ser enviados o primeiro correio de voz e email. Não deixe mais mensagens até à 4ª e 6ª tentativas de chamada. Para ajudar a compreender:
- Call 1 – primeiro voicemail e primeiro email;
- Call 2 – não deixar voicemail nem email;
- Call 3 – não deixar voicemail nem email;
- Call 4 – segundo voicemail e segundo email;
- Call 5 – não deixar voicemail nem email;
- Call 6 – terceiro voicemail e terceiro email (última oportunidade de contacto).
Sequência para leads mais “quentes”: Esta sequência envolve uma abordagem de 9 chamadas, deixando mensagens de voz e emails na 1ª, 5ª e 9ª chamadas. Experimente mencionar o email no correio de voz e vice-versa, pois aumenta a eficácia de ambos e a taxa de resposta. Envie mensagens diferentes e interessantes a cada contacto, para que a lead tenha acesso a conteúdo novo e fresco.
- Call 1 – primeiro voicemail e primeiro email;
- Call 2 – não deixar voicemail nem email;
- Call 3 – não deixar voicemail nem email;
- Call 4 – não deixar voicemail nem email;
- Call 5 – segundo voicemail e segundo email;
- Call 6 – não deixar voicemail nem email;
- Call 7 – não deixar voicemail nem email;
- Call 8 – não deixar voicemail nem email;
- Call 9 – terceiro voicemail e terceiro email.
Mesmo que não tenha qualquer resposta (o que não é comum em leads “quentes”), tente esta sequência até ao fim. Se, de alguma forma, sentir frustração no potencial cliente, é importante saber parar.
Recomendam-se no mínimo 7 tentativas de contacto (variando entre emails e telefonemas) e no máximo 12. Isto dentro de um período de até 14 dias. Após este período, é provável que a lead tenha perdido o interesse, por isso deve ser “devolvida” ao Marketing.
4. Devolução de uma lead à equipa de Marketing
A devolução de uma lead pela equipa de Vendas implica que a mesma seja nutrida pelo Marketing. Só assim ficará preparada para uma nova entrada no processo de vendas.
É importante lembrar que as leads “devolvidas” são uma das principais fontes de sucesso das equipas de vendedores. O cliente que contactou há 6 meses, na altura sem interesse em comprar, pode voltar para solicitar mais informação, inclusive preços.
Este ciclo só funciona bem com um verdadeiro compromisso entre Marketing e Vendas: as Vendas sabem quando devolver uma lead e o Marketing sabe trabalhar a sua nutrição.
5. Feedback permanente entre Marketing e Vendas
O feedback dos vendedores acerca das leads ajuda a melhorar o funil de vendas da seguinte forma:
- Atrair as pessoas certas para o site;
- Gerar leads com mais hipóteses de se tornarem clientes;
- Gerar melhores oportunidades de negócio.
Para alinhar a informação entre Marketing e Vendas, importa fazer reuniões periodicamente – semanal, quinzenal ou mensalmente, dependendo da sua duração.
Os compromissos entre Marketing e Vendas ajudam a trabalhar com foco nos objetivos e metas da estratégia digital. Ainda é muito frequente encontrarmos empresas nas quais as equipas, por vários motivos, trabalham de forma independente. Nesses casos, é fácil verificarem-se problemas como uma entrega inconsistente de leads qualificadas às vendas ou atrasos no primeiro contacto. Mas não é difícil evitar estes e outros erros: basta que ambos os departamentos assumam os respetivos compromissos.
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