SERPLAB: A ferramenta que analisa o ranking do seu site!
SERPLAB é uma ferramenta que, de forma rápida e gratuita, permite fazer uma análise do posicionamento do seu site a partir de diferentes palavras-chave e conhecer os 10 primeiros resultados para cada uma delas.
Porque devo utilizar o SERPLAB?
SERP ou Search Engine Results Page, é a posição em que um site surge mediante determinada pesquisa. Quanto melhor for o posicionamento da sua página, maior será a sua visibilidade e mais visitas terá.
Com a ferramenta SERPLAB, pode testar continuamente o posicionamento do seu site para as palavras-chave que definiu e garantir que está visível para quem o procura, o que é fundamental no Marketing Digital.
Recordamos que a grande maioria dos seus potenciais clientes (75%) não pesquisa para além da primeira página de resultados e 35% só clica nos primeiros três sites apresentados pelo motor de pesquisa.
É, por isso, importantíssimo que conheça as regras de Search Engine Optimization (SEO) e que saiba otimizar para motores de pesquisa cada um dos conteúdos que produz.
Quais as vantagens do SERPLAB?
- Faz uma análise SERP automática. Basta inserir os dados do seu site e URL.
- É uma ferramenta rápida. Demora até 2 minutos a apresentar as conclusões.
- Os resultados são fidedignos.
- Apresenta gráficos com o histórico das análises por palavra-chave para cada um dos seus projetos.
- Gera relatórios automáticos.
- Não tem limite de projetos e palavras-chave.
- Emite alertas automáticos.
- É fácil de usar.
Como devo utilizar o SERPLAB?
Caso pretenda usar esta ferramenta, comece por se registar gratuitamente. Se a versão grátis não for suficiente para fazer face às suas necessidades, considere aderir a um plano mensal ou anual.
Para criar um projeto e fazer a sua primeira análise SERP, siga os seguintes passos:
- Selecione a região sobre a qual incide o seu negócio. Se os seus potenciais clientes estão em Portugal, defina google.pt. Se não pretender especificar a localização, o SERPLAB irá assumir google.com.
- Escreva o seu domínio (não inclua htttp:// e www). Neste campo, pode optar por fazer uma análise do domínio no seu todo ou apenas de uma página. Se quiser analisar, por exemplo, um blog, selecione a opção “Use URL”, interessante para avaliar a taxa de sucesso de um vídeo publicado.
- Defina até 10 palavras-chave para cada projeto e, se pretender adicionar mais, clique em “Add more keywords”.
- Clique em “Check SERP Now!” e aguarde até 2 minutos para saber o seu posicionamento para cada uma das palavras-chave definidas. Também conhecerá os sites concorrentes que surgem nas primeiras 10 posições para cada uma das pesquisas.
Faça uma análise real e melhore os resultados!
Os resultados que o Google apresenta para pesquisas efetuadas a partir da mesma palavra-chave podem diferir ligeiramente. Isto porque os motores de pesquisa tentam personalizá-los. Saiba como evitar que estas alterações ocorram:
- Antes de proceder à análise, termine sessão em todas as suas contas Google.
- Apague a sua “cache”, por forma a remover os cookies.
- Encerre e volte a abrir o browser.
- Utilize uma proxy ou VPN.
Procura uma ferramenta para fazer análise ao ranking do seu site? Estamos certos de que o SERPLAB poderá ser uma boa opção. Além de gratuito, é muito intuitivo. Não perde nada em experimentar e pode ganhar um aliado na sua estratégia de Inbound Marketing.
Mas, porque uma excelente avaliação não se consegue sem uma boa otimização do conteúdo, partilhamos consigo a nossa checklist SEO. Conheça todos os passos a pôr em prática para aparecer nos primeiros lugares dos motores de pesquisa.