Web Design: 9 Dicas para orientar o seu site para a conversão
O Web Design é uma área que deve ser privilegiada em todos os setores de negócio. Nos dias que correm, qualquer empresa quer estar presente online. No entanto, o investimento só terá retorno se o site aumentar efetivamente as suas oportunidades de negócio e gerar vendas.
É certo que receber visitantes é importante. Porém, a forma de conseguir comunicar com os mesmos, fazendo-os avançar na jornada de compra, é convertê-los em potenciais clientes. Por esse motivo, é importante ter um site orientado para a conversão e geração de leads.
Neste artigo, damos-lhe 9 dicas eficazes para melhorar o design do seu site e garantir o retorno do seu investimento.
9 Dicas para aumentar a conversão e gerar vendas através do seu site
1. Comunicação direta e clara
Quando pesquisam online, as pessoas procuram respostas rápidas e diretas. Assim, na hora de planear o trabalho de Web Design, dê particular atenção à primeira página do seu site. Comunique com clareza as suas soluções e evite grandes blocos de texto.
Seja conciso na homepage e deixe informação mais específica e densa para outras páginas do site ou, por exemplo, para materiais ricos. Aqui, importa criar uma abordagem simples, que não canse o visitante.
2. Web Design intuitivo
Sentirem-se perdidos quando navegam no seu site é meio caminho andado para os visitantes desistirem. Um bom website deve ter uma estrutura intuitiva, que os encaminhe facilmente através de menus, botões e links.
3. Web Design apelativo
Os recursos visuais costumam resultar muito bem. Aposte em vídeos, imagens, infográficos e outros meios apelativos para chamar a atenção dos internautas. Mais do que programação, o Web Design é também uma arte. Se apresentar ao visitante todo o conteúdo em forma de texto simples, estará a cansá-lo ao primeiro olhar.
4. Conteúdo de qualidade
Para conseguir um site orientado para a conversão e a venda, não se pode focar apenas no trabalho do web designer. Lembre-se de que o conteúdo é a base de uma estratégia de Inbound Marketing.
Planeie a informação que quer transmitir e defina uma estrutura de conteúdos. Depois, produza conteúdo pensado para as suas personas, otimizado para SEO e que responda às necessidades das leads nas várias fases da jornada de compra.
5. Formulários curtos
Um site orientado para Inbound Marketing, que procure a conversão dos visitantes em leads, tem de ter formulários de contacto. Assim, conseguirá obter as informações pessoais de quem o visita, alimentando a sua base de dados.
Não se alongue nos questionários. O nome e email do visitante são indispensáveis. De resto, pergunte apenas o essencial para evitar que as pessoas desistam antes de começar a preenchê-los. Se lhe parecerem mais longos do que deveriam, elimine as perguntas menos importantes.
6. Num CTA, os pormenores contam!
Além dos formulários de conversão, também os calls-to-action são fundamentais em websites preparados para Inbound Marketing. Por isso, o trabalho de Web Design passa indiscutivelmente por estes elementos.
Recorde os truques básicos para criar um bom CTA:
· Cor – Habitualmente, o que funciona melhor para o CTA é usar uma cor que contraste com a restante página, para se evidenciar. Pode criar testes A/B e estudar qual o tom que chama mais a atenção dos internautas;
· Texto – Deve informar o visitante sobre aquilo que irá obter ao clicar no botão. Evite textos genéricos como “Clique aqui” e opte por conteúdo específico. “Baixar ebook” é exemplo de um bom copy para CTA;
· Localização – Experimente variar a posição do CTA na sua página. O que importa é perceber qual das localizações incita mais à ação. O seu objetivo é que as pessoas cliquem e avancem na jornada de compra.
7. Design responsivo
É imperativo ter o seu site preparado para mobile, já que cada vez mais pessoas acedem à internet a partir de dispositivos móveis. Se não o fizer, além de passar uma imagem pouco profissional, obriga os visitantes a fazer zoom para ler o conteúdo no smartphone. O mais certo é que desistam, fazendo com que perca oportunidades de negócio.
8. Carregamento rápido
Um seu site deve carregar, no máximo, em 3 segundos. Mais de 50% dos visitantes desiste quando o tempo de espera é superior. Por isso, este aspeto é algo que deve ser tido em conta pelos profissionais de Web Design.
9. Foco na conversão
Em momentos decisivos para a conversão, não deve promover quaisquer distrações. No carrinho de compras, por exemplo, evite usar links ou botões de partilha nas redes sociais. Muitas vezes, após clicar, os visitantes não voltam à página onde estavam.
Para que o seu site gere leads, é necessário que receba visitas. Se essa é a sua dificuldade, é urgente apostar numa estratégia de Inbound Marketing para atrair quem precisa das suas soluções. Garantidas as visitas, há que apostar na conversão.
A sua empresa ainda não tem um site? Ou o que tem não origina os resultados que ambicionava? Saiba que na Link&Grow temos uma equipa de web designers capazes de otimizar e criar sites orientados para a conversão e a venda.
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