Marketing imobiliário: A tática dos profissionais TOP da área
O marketing imobiliário revelou-se, nos últimos anos, uma arma essencial para o sucesso das empresas deste setor. Longe vão os tempos em que as imobiliárias sobreviviam com publicidade baseada exclusivamente em panfletos colocados nas caixas do correio.
Hoje em dia, ter uma presença online é fundamental para qualquer negócio! Todas as jornadas de compra atravessam, em determinado momento, o digital, mesmo quando a transação propriamente dita acontece fora dele.
Olhando para o mercado imobiliário em particular, sabia que a maioria das pessoas, antes de se relacionar com uma agência imobiliária, consulta as recomendações que ela tem na internet?
Estar no Facebook não chega…
Se pensa que ter página nas redes sociais, ou até criar um site, é suficiente, desengane-se! Para obter resultados, terá de aplicar, em diferentes canais online, ações estratégicas de marketing imobiliário, alinhadas com os objetivos que pretende alcançar para a sua marca.
Cada vez mais empresas e profissionais imobiliários reconhecem as vantagens de recorrer a uma agência digital para cumprir com eficácia esse propósito. As suas equipas multidisciplinares estão a par das melhores e mais atuais práticas de marketing imobiliário.
Além disso, estudam o seu nicho de mercado, de modo a delinear uma estratégia adaptada às suas especificidades. Esta ação incisiva irá, desde logo, poupar-lhe tempo e energia, que poderá empregar na sua atividade.
Ao longo dos anos, a Link&Grow, agência de marketing especializada em Inbound Marketing, tem ajudado com sucesso brokers, grupos, agências e investidores do setor a colocar em prática planos vencedores de marketing imobiliário. Mas de que forma pode o Inbound Marketing fazer a diferença na área imobiliária?
O Inbound aplicado ao Marketing Imobiliário
Não obstante a notável resiliência que o mercado da compra e venda de imóveis tem vindo a demonstrar, é também inegável o aumento da concorrência. Com empresas e profissionais imobiliários a multiplicarem-se um pouco por todo o país, estima-se que apenas os mais eficazes, os que obtenham melhores resultados, perdurarão.
Nesse sentido, João Oliveira, diretor geral da Link&Grow, acredita que a aplicação de uma estratégia de Inbound Marketing, assente na condução dos públicos através da jornada de compra, é um fator diferenciador. Este método é capaz de sustentar resultados duradouros e implica uma ação sistematizada, que atravessa várias fases:
1. Identificar a quem nos queremos dirigir
Como em qualquer negócio, é fundamental não esquecer que toda a comunicação deve considerar o seu público-alvo, ao qual procurará resolver problemas ou dúvidas e, assim, conquistar a sua confiança. Para isso, há que definir pelo menos uma pessoa-tipo (buyer persona) para cada grande área de atuação que a empresa pretenda trabalhar.
A maioria dos clientes imobiliários da Link&Grow deseja atrair 3 tipos de público-alvo: Pessoas que pretendem comprar um imóvel, pessoas que têm um imóvel para venda (possível angariação) e ainda potenciais consultores imobiliários.
2. Estabelecer uma relação com o público-alvo
Determinadas as características detalhadas de cada persona, é preciso levar a cabo um planeamento estratégico capaz de cativá-la para os canais digitais da empresa.
Este plano pode compreender diversas ações, tais como publicações nas redes sociais ou uso de termos-chave na comunicação. A relação criada é essencial para o sucesso de uma estratégia de marketing imobiliário.
3. Nutrir a atenção do público-alvo
Agora que o público já sabe que a sua imobiliária existe, há que conquistar a sua confiança e alimentar esta relação, entregando-lhe com regularidade conteúdos que acrescentem valor (seja através de artigos de blog, de email marketing ou de ebooks e outros materiais ricos).
Os conteúdos deverão ser educativos, abordando temas que respondam às necessidades que o público-alvo possa ter, como por exemplo:
- Como melhorar as hipóteses de venda do seu apartamento?
- Conheça as melhores zonas para comprar casa no Porto!
- As 5 principais mais-valias de ser consultor imobiliário na nossa agência!
Esta é uma fase crítica para levar a que o consumidor, sempre que precise de uma imobiliária (ou pondere um novo desafio profissional), se lembre de imediato da sua!
4. Converter o público-alvo
Um bom marketing imobiliário permite nutrir o seu público e dar-lhe a conhecer o que faz a sua imobiliária, enquanto também angaria contactos, através de canais de conversão (anúncios no Google ou Facebook, por exemplo).
Posteriormente, irá ajudar estas leads, já qualificadas, a tomar decisões. Quando toda a jornada do consumidor cumpre os princípios Inbound, há boas hipóteses de conversão do seu público-alvo, que, chegado a este ponto, terá real interesse nos serviços que tem para oferecer.
Em cada fase da jornada de compra, um conhecimento profundo de marketing imobiliário acelera a obtenção dos resultados pretendidos, permitindo rentabilizar rapidamente o capital investido.
Através de ações estratégicas de Inbound Marketing, a Link&Grow já deu destaque a inúmeros negócios imobiliários, ajudando a impulsionar o seu sucesso. Também quer ver a sua empresa crescer no online? Peça agora, sem compromisso, um diagnóstico digital gratuito!