Inbound Sales: Aposte nesta estratégia e aumente as vendas!
O Inbound Sales é uma metodologia cujas premissas são muito semelhantes às do Inbound Marketing e que se aplica no departamento comercial das empresas. A finalidade de ambas as estratégias é, em resumo, a mesma: gerar vendas.
Inbound Sales vs Inbound Marketing
Com o acesso à Internet cada vez mais ao alcance de todos, as pessoas passaram a estar mais tempo online. Assim sendo, os seus comportamentos enquanto consumidores mudaram. Tal levou à criação de estratégias de Marketing Digital para, desse modo, alterar a forma como as empresas se relacionam com os seus potenciais clientes.
Surgiu, assim, o Inbound Marketing. Com conteúdos relevantes e direcionados para as personas dos negócios, esta estratégia atrai os consumidores às empresas. O processo ocorre de forma espontânea, após os visitantes encontrarem algo do seu interesse.
Todavia, depois de estas pessoas se transformarem em leads, é necessário efetuar o devido acompanhamento por parte do departamento de vendas. É nesta fase que entra o Inbound Sales.
Nesta metodologia, os vendedores beneficiam de um conjunto de ferramentas digitais que têm ao seu dispor. Estas permitem segmentar as leads recebidas pelo Marketing e perceber quais as qualificadas, ou seja, que representam oportunidades de negócio.
O esforço comercial é concentrado nessas, já que têm maior propensão para a compra. Evitam-se, assim, comunicações frequentes e demoradas com consumidores que não se enquadram no perfil das personas do seu negócio.
Porquê apostar numa estratégia de Inbound Sales?
A resposta é simples: para garantir que aumenta as vendas na sua empresa. Não adianta ter uma estratégia digital de atração de leads se, posteriormente (quando estão preparadas para a compra), não as analisa, acompanha ou contacta. Por isso, uma equipa de vendas com conhecimentos deste tipo de metodologia é importante para fomentar os resultados!
No Inbound Sales, o foco é o consumidor. De que precisa? Quais as suas necessidades? O que procura? Que preferências tem? Ao efetuar esta avaliação prévia, os vendedores compreendem melhor cada lead e percebem o que pode ser do seu interesse. Assim, conseguem humanizar e personalizar os contactos, apresentando apenas os produtos e serviços que vão de encontro às suas necessidades.
Com esta abordagem individualizada, as probabilidades de fechar negócio são mais elevadas. Se as equipas de Marketing e de Vendas estiverem sempre alinhadas, o resultado só poderá ser excelente!
7 Vantagens do Inbound Sales para o seu negócio
Ainda não está convencido(a) de que o Inbound Sales é uma boa estratégia para a sua empresa? Enumeramos, de seguida, alguns dos benefícios desta metodologia, para que saiba o que pode estar a perder:
Reduz substancialmente a perda de oportunidades de negócio;
- Permite que empresas de menor dimensão criem estratégias mais eficientes de introdução nos mercados;
- Aumenta a produtividade, pois as leads chegam ao departamento comercial cada vez mais qualificadas;
- Evita desperdício de tempo com as tradicionais e demoradas prospeções de clientes com perfis desadequados para o seu negócio;
- Diminui gastos com a equipa comercial externa, uma vez que não necessita de ter tantos membros a trabalhar fora do escritório. Várias organizações já perceberam que é mais vantajoso realizar trabalho interno de contacto das leads;
- Respeita o consumidor e favorece a sua fidelização, pois as abordagens só são efetuadas quando este demonstra real interesse;
- Permite mensurar o desempenho e calcular o investimento necessário para atingir os objetivos definidos.
Estas são apenas algumas das mais-valias que o Inbound Sales pode trazer ao seu negócio. Quer saber como adotar e implementar esta metodologia na sua empresa? Pretende atrair mais clientes e aumentar as vendas? Deixe-nos os seus dados. Um dos nossos especialistas entrará em contacto consigo para fazer uma avaliação da sua estratégia digital e para ajudá-lo a potenciar os resultados.