Palavras-chave: Como escolher as melhores para os seus artigos?
As palavras-chave são o ponto de partida de qualquer estratégia de Inbound Marketing. É através destas que os potenciais clientes chegam até si, nas pesquisas que fazem online. Assim, selecionar as melhores keywords é meio caminho andado para ser encontrado, lido e partilhado.
Este princípio é válido para sites, landing pages e também blogs. Se quer que o seu artigo apareça nos resultados orgânicos do Google, saiba que a palavra-chave escolhida é determinante. Com efeito, pode ditar o sucesso ou fracasso da publicação!
Hoje, partilhamos consigo 10 dicas para escolher as palavras-chave certas para os seus artigos.
1. Analisar os temas mais pesquisados pelo público
A primeira dica é fácil de aplicar. Comece por saber quais as pesquisas que os utilizadores mais fazem na sua área de negócio. Faça-o com recurso ao Google Trends. A partir daí, terá ideias para escrever novos conteúdos.
2. Explorar as long-tail keywords
A seleção de palavras-chave deve começar pelas head keywords, para depois se aventurar nas palavras-chave de cauda longa.
As primeiras são termos genéricos, que resumem o seu negócio e que geralmente têm mais procura, mas também maior concorrência. Já as palavras-chave de cauda longa são pesquisadas por utilizadores com maior intenção de compra, o que se traduz em melhores taxas de conversão. Contudo, têm menor volume de pesquisa.
O Ubersuggest é uma ferramenta muito útil para recolher ideias de palavra-chave de cauda longa.
3. Avaliar a persona do negócio
Pense na sua persona. Como é que o seu público-alvo pesquisaria para chegar ao seu artigo e ter a resposta que procura? Ao escrever artigos para um blog, importa definir palavras-chave menos técnicas, pois os utilizadores não são especialistas na área.
4. Considerar as várias etapas da jornada de compra
Quem produz conteúdo tem tendência a selecionar palavras-chave de fundo de funil. No entanto, é importante abranger termos para as várias etapas da jornada de compra. Inclua palavras-chave que os clientes usam desde que começam a interessar-se pelo produto até ao momento de finalizar a compra.
Se já definiu as etapas da jornada de compra, será fácil perceber quais as dúvidas mais comuns de cada fase. Defina palavras-chave e produza conteúdos que respondam a essas dúvidas!
5. Elaborar uma lista
Crie uma lista de palavras-chave e, ao longo do tempo, vá produzindo conteúdos que as incluam. É importante ser rigoroso neste trabalho. Não basta ir introduzindo aqui e ali, aleatoriamente, palavras-chave da sua lista. Além disso, não privilegie a quantidade em detrimento da qualidade das keywords.
6. Avaliar a concorrência
Visite sites concorrentes para encontrar novas tendências, artigos populares ou nichos que ainda estão por explorar. Defina as palavras-chave e comece a produzir conteúdo. Mas, antes, é importante usar o Google Trends ou o Google Keyword Planner para perceber se as pessoas têm interesse nesses conteúdos.
7. Evitar o Keyword Stuffing
Evite usar uma palavra-chave em excesso, com o intuito de ganhar posicionamento nos motores de pesquisa. Esta estratégia compromete o sentido e a qualidade do texto. Além disso, o Google reconhece sinónimos e termos relacionados com as suas palavras-chave. Utilize-os para enriquecer o seu artigo.
8. Introduzir a palavra-chave em número suficiente
Segundo as regras SEO, a palavra-chave deve representar pelo menos 1% do total de palavras do artigo. Além disso, deve ser incluída em pontos estratégicos do texto, tais como título e subtítulo.
9. Avaliar os resultados da sua estratégia
Verifique se o seu blog está posicionado no Google para as palavras-chave que tem trabalhado. Esta análise pode:
- Dar-lhe ideias para novas palavras-chave. Se alguns artigos estiverem posicionados através de palavras-chave que não escolheu, aproveite estas oportunidades de tráfego!
- Ajudá-lo a perceber se deve, ou não, continuar a produzir conteúdo para as palavras-chave escolhidas (podem não estar a gerar visitas ao blog).
10. Categorizar as palavras-chave no blog
O conteúdo de um blog deve estar organizado para que os visitantes consigam encontrar facilmente o que procuram. Alguns blogs organizam os artigos por ordem cronológica, mas também pode fazê-lo por categorias. É mais fácil para quem procura um conteúdo específico e permite-lhe saber quais os assuntos mais populares. Daqui surgirão novas ideias para trabalhar!
Palavras-chave e conteúdo de qualidade são a dupla perfeita para alcançar bons resultados no Inbound Marketing. A fim de conseguir as melhores keywords para os artigos do seu blog, basta pesquisar as tendências, conhecer o seu público e estar atento às atualizações do algoritmo do Google. Assim que as pessoas cheguem até si, cative a sua atenção com conteúdo original e interessante.
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