Marketing Digital: 10 Dicas Essenciais Para Uma Boa Estratégia!
Marketing Digital é uma área a que as empresas devem estar cada vez mais atentas. A verdade é que o mundo digital já faz parte do dia-a-dia de todos nós. Estamos constantemente online, fazemos pesquisas diárias na internet, estamos sempre conectados às novidades. Se um negócio não tem presença no mundo digital, é como se não existisse!
É fundamental que se criem estratégias digitais. No entanto, estas devem ser cuidadosamente pensadas de modo a alcançar resultados positivos. Não basta estar online, é necessário saber estar no mundo digital!
Partilhamos consigo algumas dicas essenciais para impulsionar o seu negócio através de boas práticas de Marketing Digital. Com esta aposta, um esforço financeiro menor pode traduzir-se num retorno muito maior. Já lhe falámos, numa publicação anterior, nas 5 vantagens do Marketing Digital para as empresas. Veja de seguida as 10 dicas que temos para si.
Para preparar a presença online
1. Crie um site ou otimize o seu
Se a sua empresa ainda não tem um site, deve apostar na criação de um o mais brevemente possível. Não precisa de ter capacidade financeira para o fazer. Existem plataformas com versões gratuitas, como o WordPress, que permitem facilmente elaborar websites intuitivos, atrativos e otimizados.
Caso já tenha criado um site, tenha o cuidado de verificar se está pensado em termos de Search Engine Optimization (SEO), ou seja, se está otimizado para ser mais facilmente encontrado pelos motores de pesquisa, como o Google.
2. Associe um blog ao seu site
Os blogs são ótimas plataformas para introduzir conteúdo relacionado com o seu negócio e atrair mais visitantes para o seu site. Deve ter um blog associado ao seu site e, também aqui, estar atento ao SEO. Ao escrever posts, escolha palavras-chave com boa pesquisa e que estejam associadas ao tema da publicação. Evite textos muito longos, faça links para validar a informação partilhada e utilize imagens atrativas.
3. Elabore uma estratégia de Marketing Digital direcionada para o seu público-alvo
Não adianta “disparar para todos os lados”. Pode até trazer resultados, mas serão a curto prazo. Numa empresa, é importante manter resultados (e lucros) a longo prazo. Crie uma estratégia digital em que o foco sejam as pessoas que realmente precisam do seu produto/serviço e invista na fidelização das mesmas. Deste modo, conseguirá resultados mais consistentes!
Para gerar conversões
4. Aposte no email marketing
Ao contrário do que possa pensar, o email não morreu. São muitas as pessoas que acedem diariamente à caixa de correio eletrónico, seja pessoal ou profissional. Enviar emails é uma boa forma de dar a conhecer o seu negócio, atrair visitas para o seu site/blog e gerar leads.
Criar emails não tem que ser uma tarefa difícil. Existem várias plataformas, como o Mail Chimp, onde facilmente pode elaborá-los. Em termos de conteúdo, pode enviar emails para chamar a atenção para os seus artigos de blog, campanhas especiais, ofertas personalizadas, entre outros.
5. Crie materiais ricos
Deve aproveitar os assuntos dos artigos de blog e aprofundá-los, criando ebooks, whitepapers ou outros materiais. Divulgue-os depois gratuitamente, pedindo alguns dados em troca. O email, por exemplo, servirá para criar a sua base de dados de email marketing.
Os materiais ricos podem ser divulgados no final dos seus posts de blog, através de call-to-actions, em landing pages e nas redes sociais.
6. Utilize call-to-actions (botões de conversão)
Recorra aos CTA para chamar a atenção para ofertas e gerar conversões. Os botões de conversão podem ser colocados no final dos posts, nos emails e nas páginas do site.
7. Aposte em landing pages (páginas de conversão)
Landing pages são uma ótima forma de divulgar ofertas, como materiais ricos, e obter dados em troca.
Para as redes sociais
8. Diversifique as publicações
Os seus posts nas redes sociais devem ser bem pensados. Evite publicações com muito texto e invista em conteúdo diversificado. Utilize imagens engraçadas e visualmente atrativas, divulgue vídeos e infográficos.
9. Aproveite o conteúdo que já tem
As publicações no blog podem ser reaproveitadas para as redes sociais, sobretudo quando não tem disponibilidade para criar novos conteúdos. Se publicou um artigo no blog com cinco dicas, utilize-as em cinco publicações diferentes e acrescente imagens ou vídeos ilustrativos.
10. Invista em publicações patrocinadas
Verifique quais os conteúdos que geram mais interação entre os seus seguidores e utilize-os para criar um post patrocinado e alcançar ainda mais utilizadores. Invista também na promoção de publicações quando tiver alguma campanha ou oferta especial.
“Promover publicação” é uma ferramenta de divulgação que as redes sociais disponibilizam e permite, com pouco investimento, gerar bons resultados.
Estas são dicas simples que podem ser muito úteis e eficazes. Apostar no mundo digital é essencial. Quem não acompanhar esta tendência terá sérias dificuldades em conseguir bons resultados e manter a notoriedade.
Para quem se está a iniciar no mundo do Marketing Digital, nem sempre é fácil conseguir delinear uma boa estratégia. Partilhamos consigo um manual de Marketing Digital para Empreendedores. Faça o download gratuito através deste link ou na imagem abaixo. Não perca mais tempo e comece já a trabalhar a sua estratégia de Marketing Digital!