Uma Landing Page otimizada é fundamental para maximizar a sua taxa de conversão. A otimização das landing pages é assim uma das estratégias mais eficientes para potenciar o seu sucesso e quanto melhor o fizermos, melhores resultados obteremos.
As landing pages são desenhadas com o principal objetivo de gerar uma conversão desejada para o seu negócio, como converter visitantes em leads. Devem, por isso, chamar a atenção do visitante, despertar o seu interesse, provocar desejo de compra e motivar à ação. De seguida, partilhamos consigo 6 dicas que consideramos importantes para melhorar o desempenho das suas landing pages.
1# A fórmula certa para o título
O título deve:
- identificar com clareza a oferta das landing pages,
- comunicar as suas vantagens para o cliente,
- ser orientado à ação.
Utilize esta fórmula e verá como é fácil criar títulos sugestivos. Para exemplificar, se a oferta é um ebook sobre Inbound Marketing opte por um título ao estilo “descarregue este ebook e conheça as vantagens do Inbound Marketing para a sua empresa”. Ao designar o tipo de oferta que está a disponibilizar (ebook, infográfico ou outros), estará também a ajudar o Google a identificar o conteúdo da sua página.
O título deve ser curto, direto e claro e deve ser seguido de um subtítulo que ajude o visitante a compreender melhor a oferta da landing page e as suas vantagens.
2# Explicação da oferta e vantagens que esta traz para o visitante
Ao explicar melhor a sua oferta e os benefícios que traz, tenha em mente as suas personas e a etapa do funil de compra em que estão, para que a mensagem seja orientada às suas necessidades. Apresente um texto visualmente apelativo e facilite a leitura a quem visita as suas landing pages, utilizando numeração, marcadores e recorrendo ao negrito, sempre que se justifique.
Lembre-se: os seus visitantes tomarão a decisão de avançar na jornada de compra em segundos, pelo que todo o cuidado é pouco para evitar que a sua atenção e interesse diminuam. Seja objetivo, evite “perder-se” a vender a sua empresa (terá tempo para isso, mais tarde) e opte por não utilizar termos técnicos.
3# Imagens e/ou vídeos: absolutamente obrigatório
Incluir uma imagem ou um vídeo nas suas landing pages pode torná-las visualmente mais apelativas e ajuda na comunicação da sua oferta. As imagens e vídeos devem ser relevantes e, por isso, diretamente relacionados com a sua oferta. Se se trata, por exemplo, de um ebook, opte por incluir uma imagem da sua capa. Infográficos e diagramas são materiais ricos que também resultam.
4# Formulário adequado a cada landing page
Todas as landing pages incluem um formulário pois é através do seu preenchimento que o visitante faculta os seus dados e contactos. A partir daqui, terá as informações necessárias para estabelecer e nutrir a relação com as suas leads, no fundo potenciais clientes.
O formulário não deve ser muito extenso, para não desmotivar o seu preenchimento. Existe uma relação direta entre o valor da oferta das suas landing pages e o número de campos a preencher: quanto mais valiosa for a oferta, mais informação pode solicitar. No entanto, opte sempre por limitar o seu formulário a questões realmente valiosas para a estratégia de marketing da sua empresa. Se, por exemplo, não costuma contactar os clientes por telefone, evite solicitar o seu número.
5# Call to action eficiente
Os CTA’s das landing pages devem ser curtos, claros e motivar o visitante à adesão: este é o seu principal objetivo. Para isso, a mensagem de um CTA deve:
- Incutir alguma urgência: “receba já” ou “não perca esta oportunidade”, são alguns exemplos.
- Comunicar as vantagens da oferta para o visitante. Como? “Quero saber mais” ou “Quero aprender mais agora” são algumas possibilidades.
- Ser esclarecedora. As suas visitas devem saber exatamente o que vai acontecer assim que clicarem no CTA. Vão descarregar um ebook? Receber emails? Seja claro, de forma a gerir bem as expectativas de quem visita as landing pages do seu site.
- Ter cores chamativas, que o façam destacar-se nas landing pages. Pode ir testando vários tons para perceber qual o que atrai mais.
6# Inclua ícones de partilha nas redes sociais
Para além de darem a conhecer o número de pessoas que já aderiram ao produto/serviço que está a oferecer, aumentando a confiança e incentivando o seu visitante a avançar na jornada de compra, os ícones permitem a divulgação do seu site e, particularmente, da oferta das suas landing pages.
Uma landing page com boa performance não exige a integração de todas as dicas descritas neste artigo. No entanto se ao fim de duas semanas, a sua landing page não apresentar uma taxa de conversão de 20%, disponibilize algum tempo para analisá-la e perceber se há alguma boa prática a adicionar. Para isso, coloque-se no lugar da sua persona: será que o título está apelativo e claro? O formulário estará muito longo? Há muitas distrações na página (por exemplo, o menu de navegação ou outros links)? O conteúdo relevante não está imediatamente visível? Ao fazer alterações, opte por mudar ou acrescentar um elemento de cada vez – só assim será possível testá-lo isoladamente e perceber a sua eficácia.
Se lhe surgiram algumas questões sobre como otimizar as suas landing pages ou se pretende saber mais sobre a sua importância numa estratégia de marketing digital, deixe um comentário ou contacte diretamente a nossa equipa. Tem alguma dica a acrescentar? Gostávamos que a partilhasse connosco.
E já que falamos em marketing digital, descarregue o ebook que preparamos para si para o ajudar na organização da estratégia de marketing da sua empresa.