Facebook: 15 Dicas para aumentar o alcance orgânico!
No Facebook, sempre que os utilizadores visualizam uma imagem ou vídeo, clicam em “Ver mais” para continuar a ler um post, comentam, partilham ou fazem “gosto”, as suas publicações ganham força e chegam a mais pessoas.
Quer ver o alcance orgânico da sua página de Facebook a aumentar e o engagement dos utilizadores a crescer? Confira as nossas 15 dicas. São simples e podem realmente fazer a diferença.
15 Truques para aumentar o alcance orgânico no Facebook
Produza conteúdo atrativo para atingir mais seguidores…
1. Não inclua links externos nas publicações, pois diminuirá o seu alcance. Por exemplo, se publicar um vídeo, evite fazê-lo através do YouTube. Ao invés, faça o upload diretamente no Facebook. O mesmo acontece com links que direcionam para o Twitter, LinkedIn ou Instagram.
2. Ao escrever o texto de um post, recorra às reticências e aos espaços entre parágrafos. Além de facilitar a leitura, suscita a curiosidade e, por isso, potencia a interação.
3. Há conteúdos que resultam sempre bem e as publicações “passo a passo” são um deles. Por serem fáceis de ler e de compreender, respondem a uma necessidade imediata dos (potenciais) clientes. Aposte neste tipo de posts.
4. O storytelling é um trunfo para conseguir mais engagement no Facebook. De forma genuína, publique histórias que façam refletir e desencadeie emoções nos seus seguidores. Assim, terá cada vez mais comentários, “gostos” e partilhas. As pessoas procuram algo com que se identifiquem.
5. Aproveite as notícias. Relacione as suas publicações com os assuntos do momento e dê um piscar de olhos aos seus seguidores. Quando bem relacionados, resultam muito bem!
Torne as publicações divertidas sem ceder ao clickbait…
6. Evite estes erros: focar-se demasiado ou exclusivamente no seu produto/serviço e ceder ao clickbait e ao engagement bait. O resultado será desinteresse e frustração por parte dos seus seguidores do Facebook.
7. Os emojis são apelativos, simpáticos e dão alguma familiaridade às suas publicações. Uma vez que estão lá para serem usados, são algo de que não deve prescindir!
8. O Facebook não privilegia automações. Por isso, evite usar serviços como o HootSuite ou o Buffer para agendar e publicar posts. Se optar por este tipo de serviços, verá o alcance das publicações diminuir.
9. Para um maior alcance, utilize imagens nas suas publicações do Facebook. Opte sempre por aquelas que têm qualidade e que estão relacionadas com o conteúdo e com a identidade visual da sua marca. Não recorra em demasia a bancos de imagens. Há ferramentas que ajudam na criação das suas próprias fotos.
10. Os vídeos são uma ótima ferramenta para chamar a atenção dos utilizadores do Facebook, desde que sejam bem escolhidos. Opte por vídeos curtos, com legendas (para poderem ser visualizados e compreendidos sem ativar o som) e com impacto logo nos primeiros 3 segundos. É nesse período de tempo que as pessoas decidem se querem ou não continuar a ver.
Vá de encontro ao público-alvo… et voilà: sucesso garantido
11. Ao contrário do que possa pensar, ao publicar demasiados vídeos, o seu alcance vai diminuir. Isto acontece porque o Facebook está programado para exibir menos vídeos sempre que o utilizador está a usar dados móveis. Por isso, não abuse!
12. Identifique os momentos certos para publicar no Facebook. Todos sabemos que existem picos de audiência nas redes sociais. Contudo, se publicar nesses horários, corre o risco de ver a sua informação perdida no meio de milhares de partilhas. Assim sendo, para além de identificar estes picos, deve saber quais são as horas de navegação mais comuns dos seus (potenciais) clientes. Conheça bem o seu público-alvo e responda às suas necessidades nas horas certas.
13. Seja estável. Faça sempre o mesmo número de publicações diárias, por forma a corresponder às expectativas dos seus seguidores. E lembre-se: 1 a 3 publicações diárias são suficientes. Mais que isso pode saturar.
14. Responda a todos os comentários o mais brevemente possível. Dessa forma, irá transmitir confiança e proximidade aos seus seguidores. Mostre que há alguém por detrás da máquina e verá o engagement crescer.
15. Se as suas publicações forem boas, as pessoas irão guardá-las, manifestando interesse. Consequentemente, o Facebook passará a exibi-las a mais utilizadores. Por isso, dê tudo por tudo e crie posts excecionais!
Resultou? Avalie os resultados!
Um maior alcance orgânico no Facebook consegue-se com conteúdo de qualidade. Seja qual for a sua estratégia, o mais importante é dar aos seus utilizadores informação que seja pertinente, informativa e divertida. A lógica é simples: se os seus posts forem úteis e relevantes, chegarão a mais pessoas.
Para ter sucesso no Facebook, há um outro aspeto a considerar. Qualquer alteração na sua estratégia digital deve ser acompanhada de uma análise de dados. Faça download do nosso relatório de desempenho do Facebook e verifique os resultados. Só assim conseguirá ser bem-sucedido a longo prazo.
Se precisar de alguma ajuda ou esclarecimento, contacte-nos. Estamos cá para o ajudar!