Redes Sociais: Conheça O Significado Dos Principais Termos Usados!
Redes sociais são o tema do momento mas ainda há quem se perca nelas. Saber onde estar presente, o que comunicar em cada uma e como inseri-las numa estratégia de marketing digital de uma empresa, não é fácil. Aqui no blog já dispõe de uma variedade de posts para o ajudar nessa tarefa, dirigido às diferentes redes sociais e ainda recentemente fizemos uma nova publicação sobre os mitos referentes às redes sociais que deve esquecer para melhorar a comunicação da sua empresa. Desta vez, achamos que seria útil uma espécie de glossário com os principais termos usados e associados às redes sociais para que no seu dia-a-dia seja mais fácil o seu trabalho ou para que quem está agora a iniciar saiba facilmente o que é que se refere a quê. Tweetar, ROI, alcance, curtidas, hashtags, não vão ser mais chinês para si! Atualize-se e domine a gíria das redes sociais!
Álbuns
Na rede social Pinterest, é possível dividir os seus Pins em álbuns. A organização em álbuns facilita a procura sobre um determinado assunto. Por exemplo, o perfil da Link&Grow no Pinterest tem 9 pastas, com sub-temas relacionadas com o Inbound Marketing, como Redes Sociais, Email Marketing, Marketing de Conteúdos, entre outros.
Alcance da publicação
É uma métrica que representa o número de pessoas para as quais cada uma das suas publicações foi exibida. O Facebook permite ver a média do alcance das publicações ou o alcance de cada publicação de forma separada.
Alcance orgânico
Representa o número de pessoas que foram atingidas pela publicação ou pela página de forma orgânica no Facebook sem envolver qualquer tipo de custo.
Alcance pago
É o número de pessoas que foram atingidas pela publicação ou pela página da empresa no Facebook mediante determinado custo.
Alcance total
Esta métrica do Facebook representa o número de pessoas a quem foi apresentada qualquer atividade da tua página, incluindo publicações, publicações de outras pessoas na tua Página, anúncios de gostos de Página, menções e visitas.
Anúncio
Esta funcionalidade está presente em diversas redes sociais como Facebook, LinkedIn, Twitter, Pinterest e permite anunciar produtos e/ou conteúdos para públicos segmentados de forma paga. Uma campanha pode possuir mais do que um anúncio, dirigido a diferentes públicos.
Cancelamento de gostos
É o número de pessoas que pára de seguir a sua página no Facebook.
Capa
É uma forma de personalização das redes sociais. Mais especificamente, é a imagem que fica por detrás da foto do perfil. A foto de capa deve possuir elementos que identifiquem a empresa.
Círculo
Rede de contatos criada na rede social Google+.
Conexões
É a rede de contatos do Linkedin. Em vez de ter amigos, no LinkedIn existem conexões. Este conceito relaciona-se com o caráter profissional desta rede social em que a sua rede de contatos não é formada só pelos seus amigos.
CPC
Sigla para Custo por Clique. Representa o valor final que é cobrado por clique em anúncios pagos.
CPM
Sigla para Custo por Mil Impressões. Representa o valor que é cobrado por cada conjunto de mil visualizações de um anúncio pago.
Críticas
No Facebook, é possível avaliar as páginas. Essa avaliação contém, obrigatoriamente, uma nota que varia de 1 a 5 estrelas. É possível também avaliar a página com um comentário. Essa funcionalidade permite que as pessoas que ainda não conhecem a sua empresa vejam o que as pessoas que já a conhecem comentam sobre ela.
CTR
Sigla para Click through Rate. É calculada dividindo o número de cliques pelo número de impressões/visualizações de um anúncio exibido, por exemplo, em serviços como Google Adwords, Facebook Ads e Linkedin Ads. É uma taxa muito importante para avaliar o desempenho dos anúncios e, se for caso disso, otimizar. Um anúncio com um CTR baixo significa que tem poucos cliques em relação ao número de visualizações e geralmente é mais caro, devendo ser otimizado.
Denunciar como Spam
Funcionalidade que algumas redes sociais disponibilizam para que os usuários denunciem mensagens inapropriadas ou de insulto.
Engajamento
Métrica utilizada no Twitter e Linkedin. No Twitter, essa métrica representa o número total de vezes que um usuário interagiu com um Tweet. Essa interação pode ser por meio de um clique na publicação, retweet, resposta a um tweet, seguidores e favoritos. Já no Linkedin, essa métrica representa o número de interações, cliques ou seguidores, dividido pelo número de impressões da publicação.
Envolvimento
Essa métrica do Facebook engloba a quantidade de cliques numa publicação e o número de reações, comentários e partilhas da publicação.
Estatísticas da página
É uma espaço visível para qualquer usuário que tenha alguma função na página. Possui todas as informações, dados e estatísticas relevantes da página. É muito usada para análise de resultados e avaliação de desempenho.
Feed de notícias
O Feed de Notícias representa, de acordo com o Facebook, uma lista atualizada constantemente com histórias de pessoas e Páginas que alguém segue no Facebook. Essa lista pode conter fotos, links, vídeos, entre outros.
Filtros
São efeitos aplicados nas imagens que alteram as cores e intensidades das fotos. É muito utilizado no Instagram.
Fixar uma publicação
É uma funcionalidade de algumas redes sociais, que permite ao usuário destacar uma publicação ficando fixa no topo, independente de novas atualizações.
Flickr
É uma rede social de fotos que funciona como uma galeria. Nele, é possível conversar, formar grupos, rankear fotos, entre outras funcionalidades.
GIF
Abreviação de Graphic Interchange Format. É um arquivo de imagem que possui frames dentro dando a sensação de movimento. É muito usado na internet e recentemente nas redes sociais. O Facebook inclusive mudou a maneira como esse formato aparece na timeline.
Gostar/Curtir
Indicação de aprovação e apreço do usuário por uma publicação presente na maioria das redes sociais como Facebook, Twitter, Linkedin, por exemplo.
Hashtag (#)
É um elemento presente nas redes sociais e na internet em geral que facilita o filtro de assuntos. As pessoas utilizam-no indexado aos conteúdos que publicam nas redes sociais. É possível agrupar conteúdos por meio de hashtags, facilitando a pesquisa.
Impressão
Representa o número de vezes que os usuários viram determinada publicação. É uma métrica utilizada em cada publicação e está presente na maioria das redes sociais. Diferencia-se do alcance já que este representa o número de usuários que viram determinada publicação e a impressão mostra o número de vezes que os usuários viram a publicação. Uma publicação pode ter mais impressões do que alcance porque uma pessoa pode ver mais vezes a mesma publicação.
Interações
Número de vezes em que as pessoas interagiram com as publicações através de gostos, comentários, partilhas e outras ações, presente na maioria das redes sociais como Facebook, Twitter, Linkedin, por exemplo.
Link encurtado
As publicações precisam ser agradáveis para serem lidas e apreciadas. Os links muitas vezes são extensos e acabam por poluir visualmente a publicação. Além disso, o Twitter limita o número de caracteres de cada publicação, economizar em tudo é fundamental. Encurtar a dimensão do link é uma boa prática. Existem ferramentas para isso, disponíveis gratuitamente que reduzem significativamente o número de caracteres de um link.
Meme
É uma imagem ou vídeo gerada a partir de uma situação engraçada na internet. É muito usado nas redes sociais de forma humorística.
Menção
É possível visualizar publicações do Facebook na qual outras páginas ou pessoas mencionaram o nome da sua empresa. Existem diversos softwares que monitorizam as menções feitas à sua empresa nas redes sociais. Para visualizar as Menções no Facebook, acesse Notificações > Atividade > Menções.
Mensagens
É a caixa de entrada de mensagens privadas presente no Facebook. Esta funcionalidade não é restrita aos perfis, as páginas também têm.
Notificações
São os alertas que recebe quando há o registo de alguma atividade que envolve o seu perfil ou a página da sua empresa. Quando uma pessoa gosta de uma publicação sua, por exemplo, recebe uma notificação. É possível desativar esta função.
Número Líquido de Gostos
Representa a diferença entre o número de gostos novos e o cancelamento de gostos.
Ocultar
O Facebook permite ocultar publicações. Essas publicações, quando ocultadas, são vistas apenas pelo usuário que fez a publicação e pelos amigos desse usuário.
Ofertas
O Facebook permite criar ofertas segmentadas. O formato cria um call-to-action na publicação que facilita o clique do usuário. Para criar uma Oferta, clique em “Oferta, Evento +” no local onde escreve a publicação. A partir daí, é só selecionar o que pretende.
Periscope
É uma rede social que permite a transmissão de vídeos ao vivo. Durante a transmissão ao vivo, é possível que os usuários interajam com o streaming. É possível visualizar vídeos do mundo inteiro a partir dessa rede social.
Pin
É a publicação no Pinterest, equivalente a um tweet no Twitter ou uma atualização no Linkedin.
Programar/Agendar
É uma prática bastante comum de quem gere redes sociais e muito útil no dia-a-dia. É inviável para uma empresa que faz muitas publicações por dia, fazer essas publicações “right on time”. Existem diversas ferramentas, inclusive diretamente no Facebook, que permitem o agendamento das postagens. É a salvaguarda de que tudo seja publicado na hora e no dia adequado e previsto.
Promover
É uma funcionalidade de algumas redes sociais como Facebook e Instagram que permite potenciar o alcance da publicação através de um investimento, com custo associado.
Prova Social
Tradução da palavra americana Social Proof. É um fenómeno psicológico que ocorre além das redes sociais e resulta nas ações que as pessoas tomam com base nas ações da maioria. Aplicado às redes sociais, podemos dizer que o número de likes, partilhas e comentários são as provas sociais de uma publicação, pois elas influenciam as ações das pessoas.
Públicos personalizados
Algumas redes sociais como o Facebook e o LinkedIn permitem segmentar o público de uma publicação com o intuito de aumentar o alcance e engajamento dessa publicação.
Retweet
É uma funcionalidade do Twitter que permite ao usuário partilhar publicações de diferentes usuários no seu perfil. Pode-se dizer que o retweet é equivalente ao reencaminhamento de um email ou a partilha de uma publicação no Facebook.
ROI
Abreviação de Return on Investment. Representa a quantidade monetária resultante de um investimento em ações digitais. O ROI pode ser positivo, representando um ganho sobre o investimento com lucro ou negativo, representando uma perda com prejuízo. Também serve como forma de avaliação de campanhas.
Seguidores
Representa o número de pessoas que seguem o seu perfil. Esse número – que está presente no Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, entre outras – é diferente do número de amigos que exige uma aceitação de ambas as partes, enquanto que para se tornar seguidor não é preciso aceitação.
Seguindo
A única diferença para o número de seguidores é que esse representa o número de pessoas que você segue. O número de seguidores e de seguindo, não são necessariamente iguais porque nem todos os que vocês segue, o seguem de volta.
Snapchat
É uma rede social de partilha de fotos e vídeos que não permite ao usuário salvar qualquer tipo de conteúdo. Todas as fotos, vídeos e comentários gerados ali são momentâneos e é usado por empresas para mostrar o seu dia-a-dia.
Status
É a forma de publicação no Facebook onde o usuário partilha uma situação, um sentimento, um pensamento ou até mesmo conteúdos.
Timeline
Todo o perfil possui uma timeline. A timelime mostra os acontecimentos ordenados pela data em que o usuário fez a partilha na rede social.
Trending Topics
Representa os assuntos mais comentados do momento no Twitter em determinada localidade, definida por si. Pode ser útil para uma empresa monitorar os Trending Topics para aproveitar ideias e fazer ações com base nos assuntos mais comentados do momento.
Tweet
Representa a publicação feita no Twitter. Pode ter diversos objetivos como geração de Leads com a divulgação de conteúdos, fortalecimento de uma marca e até promoção de produtos e serviços.
Twitter Card
São cartões que carregam informações extras sobre um determinado tweet e que são mostradas para o público na própria rede, sem a necessidade de o usuário sair do Twitter para descobrir o que realmente há nesse link.
Visualizações
Essa métrica está bastante presente nos vídeos de YouTube e é um excelente exemplo de Social Proof. Quanto mais visualizações um vídeo tiver, maior é a probabilidade desse número aumentar. O Instagram começou a utilizar essa contagem para os vídeos que são publicados numa página.
No Facebook representa o número de vezes que a sua página foi visualizada, diariamente e por secção.
Nota: Há expressões apresentadas neste glossário que estão em versão Português/Brasil uma vez é assim que as redes sociais utilizam esses termos, não dispondo de uma versão de português para Portugal.
Esperamos que este glossário lhe seja útil, sem qualquer tipo de pretensão de ser o mais completo. Com certeza que não abordamos todos os termos possíveis e presentes nas redes sociais mas julgamos tê-lo feito pelo menos no que toca aos mais usados e comuns. Assim, este glossário pode ser uma grande ajuda quando estiver a mexer na página da sua empresa nas diferentes redes sociais. Se tiver algum conceito que desconheça o significado ou que queira que exploremos, deixe nos comentários para que possamos abordar numa atualização futura deste dicionário.