Inbound Marketing
Quando os clientes lhe batem à porta
Na Link&Grow, estamos dispostos a fazer crescer o seu negócio com recurso ao Inbound Marketing. Fale connosco para que possamos traçar uma estratégia vencedora e líder!
O Inbound Marketing guia-se pelo princípio de que, antes de tomar uma decisão de compra, o cliente precisa de ser cativado, nutrido, e de confiar na nossa empresa ou marca.
Se num primeiro encontro o pedissem em casamento, a sua resposta seria “não”. É o que acontece quando tentamos fazer uma venda a um cliente que não nos conhece!
O segredo para vender com recurso a esta metodologia inovadora está no processo de maturidade. Ao invés de “andar de porta em porta”, criamos estratégias para que o potencial cliente chegue até nós. E fazemo-lo essencialmente através de conteúdo relevante.
Marketing de Atração e Permissão
A internet muda o comportamento das pessoas e cria necessidades de que nem as próprias tinham consciência. Para que os visitantes cheguem à nossa empresa e se sintam atraídos pela mensagem, é necessário que se identifiquem com o conteúdo que produzimos.
Construir uma persona é a resposta para saber o que o nosso público procura, quais as suas necessidades e ambições. Para consegui-lo, fazemos perguntas aos nossos melhores clientes e traçamos o seu perfil completo. Assim, chegamos à pessoa a quem nos devemos dirigir nas nossas comunicações.
Marketing: Inbound ou convencional?
Nenhum consumidor quer ser “bombardeado” com publicidade indiferenciada e com campanhas focadas em produtos que não se enquadram no seu estilo de vida. É fundamental inverter o foco e oferecer ao seu público-alvo conteúdos de valor, que despertem a sua curiosidade e interesse.
Os utilizadores são atraídos pela sua mensagem;
Quem chega até si está realmente interessado na sua área de negócio;
Mais do que visitantes, a sua empresa atrai leads e clientes;
A relação marca/cliente tem tudo para ser duradoura.
A publicidade pode ser considerada intrusiva e inconveniente;
O seu produto é promovido junto da audiência errada;
Quem o visita não se identifica com o seu produto;
Os poucos clientes que angaria não criam relação com a sua marca.
Vender mais em 4, 3, 2, 1
Antes de tomar a decisão de comprar um produto ou contratar um serviço, o cliente passa por uma jornada de compra composta por 4 etapas.
A pessoa ainda não tomou consciência de que tem uma necessidade ou problema. O que pretendemos, acima de tudo, é despertar a sua atenção para um determinado assunto.
O potencial cliente percebeu que tem um problema ou necessidade e procura mais informação sobre o tema.
Após deparar-se com possíveis soluções para o seu problema, o potencial cliente avalia as possibilidades que tem ao seu dispor para resolvê-lo.
O utilizador está decidido a adquirir um produto que satisfaça a sua necessidade. Após pesquisar sobre cada solução, opta pela que lhe é mais conveniente.
De visitante a cliente, atravessando o funil de vendas
Para dar suporte à jornada de compra e mapear o percurso percorrido pelo utilizador desde a descoberta até à decisão de comprar um produto ou serviço, a nossa empresa deve criar o seu próprio funil de vendas. O topo corresponde à fase de aprendizagem e descoberta. Já o fundo, mais estreito, ilustra as ações dirigidas a quem está preparado para comprar.
Atrair visitantes
Sem visitantes não conseguimos gerar leads. Por isso, o primeiro passo para uma estratégia de Inbound Marketing bem-sucedida é atrair tráfego. E, nesta missão, o conteúdo é o nosso melhor aliado!
O blog e as redes sociais são o caminho a seguir para fazer com que o nosso conteúdo seja encontrado pelos internautas. O resultado é um público interessado e propenso a adquirir o nosso produto/serviço.
Além das estratégias de SEO, que permitem angariar tráfego orgânico, devemos fazer-nos valer de outro recurso útil: a compra de tráfego através de anúncios.
Converter tráfego em leads
Depois de os visitantes chegarem às nossas páginas, o objetivo é fazer com que se convertam em leads, ou seja, que nos facultem os seus dados pessoais para que possamos contactá-los.
Para consegui-lo, as landing pages são ferramentas preciosas. Através destas, podemos disponibilizar aos visitantes materiais ricos, demonstrações gratuitas ou qualquer outra oferta relevante para a persona.
Nutrir as leads angariadas, transformando-as em oportunidades
Com os dados dos potenciais clientes na nossa posse, temos reunidas as condições para manter um relacionamento, de forma a educá-los e conduzi-los no funil de vendas.
Quando descarrega um ebook, uma lead pode não estar ainda preparada para a compra. Segundo Chet Holmes, nesta fase, só 3% dos potenciais clientes está efetivamente na disposição de comprar o produto/serviço que temos para oferecer.
Cabe-nos a nós alimentar a relação com a marca, através de estratégias de Nutrição de Leads, Email Marketing e Automação de Marketing.
Transformar as leads em clientes através do processo de venda
A segmentação e qualificação das leads angariadas é fundamental para identificar quem está pronto para adquirir o nosso produto/serviço. Se o potencial cliente estiver efetivamente aberto à compra, o departamento de Marketing deve entregar a lead à equipa de venda, para que a mesma possa contactá-la e fechar o negócio.
Estudar o impacto das ações de Inbound Marketing nos resultados da empresa
Todas as ações de Inbound Marketing são mensuráveis. As ferramentas digitais permitem-nos saber, em tempo real, quanto investimos, onde investimos e qual o retorno para a nossa empresa. Visitantes, leads e clientes… nada escapa ao olhar dos Digital Marketing experts.
Para efetuar uma boa análise, definimos métricas e avaliamos KPI’s. Quando o trabalho de Web Analytics e Reporting sugere que não estamos a alcançar os resultados esperados, então é altura de implementar melhorias na estratégia digital.
Atrair visitantes
Sem visitantes não conseguimos gerar leads. Por isso, o primeiro passo para uma estratégia de Inbound Marketing bem-sucedida é atrair tráfego. E, nesta missão, o conteúdo é o nosso melhor aliado!
O blog e as redes sociais são o caminho a seguir para fazer com que o nosso conteúdo seja encontrado pelos internautas. O resultado é um público interessado e propenso a adquirir o nosso produto/serviço.
Além das estratégias de SEO, que permitem angariar tráfego orgânico, devemos fazer-nos valer de outro recurso útil: a compra de tráfego através de anúncios.
Converter tráfego em leads
Depois de os visitantes chegarem às nossas páginas, o objetivo é fazer com que se convertam em leads, ou seja, que nos facultem os seus dados pessoais para que possamos contactá-los.
Para consegui-lo, as landing pages são ferramentas preciosas. Através destas, podemos disponibilizar aos visitantes materiais ricos, demonstrações gratuitas ou qualquer outra oferta relevante para a persona.
Nutrir as leads angariadas, transformando-as em oportunidades
Com os dados dos potenciais clientes na nossa posse, temos reunidas as condições para manter um relacionamento, de forma a educá-los e conduzi-los no funil de vendas.
Quando descarrega um ebook, uma lead pode não estar ainda preparada para a compra. Segundo Chet Holmes, nesta fase, só 3% dos potenciais clientes está efetivamente na disposição de comprar o produto/serviço que temos para oferecer.
Cabe-nos a nós alimentar a relação com a marca, através de estratégias de Nutrição de Leads, Email Marketing e Automação de Marketing.
Transformar as leads em clientes através do processo de venda
A segmentação e qualificação das leads angariadas é fundamental para identificar quem está pronto para adquirir o nosso produto/serviço. Se o potencial cliente estiver efetivamente aberto à compra, o departamento de Marketing deve entregar a lead à equipa de venda, para que a mesma possa contactá-la e fechar o negócio.
Estudar o impacto das ações de Inbound Marketing nos resultados da empresa
Todas as ações de Inbound Marketing são mensuráveis. As ferramentas digitais permitem-nos saber, em tempo real, quanto investimos, onde investimos e qual o retorno para a nossa empresa. Visitantes, leads e clientes… nada escapa ao olhar dos Digital Marketing experts.
Para efetuar uma boa análise, definimos métricas e avaliamos KPI’s. Quando o trabalho de Web Analytics e Reporting sugere que não estamos a alcançar os resultados esperados, então é altura de implementar melhorias na estratégia digital.
Portfólio
O Inbound tem resultados comprovados em qualquer área de negócio, independentemente da sua dimensão ou localização. Milhares de empresas em todo o mundo já se renderam a esta metodologia.
Na Link&Grow, estamos dispostos a fazer crescer o seu negócio com recurso ao Inbound Marketing. Fale connosco para que possamos traçar uma estratégia vencedora e líder!