Instagram: 8 Dicas para aumentar o número de seguidores
O Instagram já não é “apenas” uma rede social divertida para publicar e editar fotos. Há cada vez mais pessoas a recorrer a esta plataforma para expandir os seus negócios. Isto porque é uma forma de aproximar as empresas dos consumidores/clientes e vice-versa. Além disso, permite dar a conhecer a cultura das marcas.
Já tem conta no Instagram? Está a investir em Marketing Digital e, por isso, pensa criar um perfil? Qualquer que seja a sua situação, é importante saber como aumentar o número de seguidores.
1. Regra de ouro: Ter um perfil claro e apelativo
O seu perfil deve ser apelativo e informativo. Aposte na foto, na descrição e no link para o seu site. O Instagram está voltado para as fotografias, por isso é importante que tenham qualidade, para passar uma imagem profissional.
Quanto à descrição do perfil, esta deve ser clara, para que os seguidores saibam o que esperar de si. Há duas dicas que podem marcar a diferença: recorrer a palavras-chave e ter um discurso apelativo para o seu público-alvo. Aproveite para incluir informações relevantes, úteis e originais sobre a sua marca.
Se está presente noutras redes sociais, é importante ter o mesmo nome de utilizador e foto de perfil. Siga um padrão para ser reconhecido facilmente.
2. No Instagram, as legendas importam
O Instagram é, por excelência, a rede social das fotos, mas isso não significa que possa esquecer as legendas. Uma boa legenda é a cereja no topo do bolo e, se for apelativa, terá impacto nos seus seguidores.
As legendas são o espaço certo para:
- Contar a história que está por trás da foto;
- Dar a conhecer detalhes que a imagem não consegue mostrar.
Com legendas boas, terá mais engajamento e, consequentemente, maior visibilidade. Crie personas para (re)conhecer os vários perfis do seu público e, assim, saber como falar diretamente para ele.
3. #SaberUsarHashtags
No Instagram, os hashtags servem para confluir conversas de vários utilizadores sobre o mesmo tópico. Ao usar hashtags relevantes, o seu conteúdo fica exposto a um maior número de usuários. Mas não caia na tentação de incluir 30 hashtags num único post. Deve usar cinco, no máximo, para não ser considerado spam.
Já experimentou criar um hashtag do zero? Se vai organizar um evento ou lançar um produto, crie um hashtag que fique associado à sua marca. É uma forma de marcar presença.
4. Os vídeos geram proximidade
Os vídeos geram, inegavelmente, proximidade com os seguidores. A funcionalidade Live (vídeos em direto, que desaparecem do histórico) geram ainda mais, porque:
- Há uma partilha do momento entre a marca e os seus seguidores, valorizada por ambos;
- Existe a sensação de partilha de conteúdo exclusivo.
A este respeito, damos-lhe uma dica. Faça vídeos para transmitir conteúdo formal e lives para mostrar os bastidores e as novidades em primeira mão.
5. O Instagram Stories veio para ficar
O novo algoritmo do Instagram Stories dá maior alcance aos utilizadores que usam esta ferramenta. Porque não experimentar? Com as Stories, a regra é ser autêntico e mostrar aquilo que geralmente não se vê.
6. Publicações regulares e consistentes
Partilhar conteúdo regularmente é fundamental em qualquer rede social. Se não o fizer, corre o risco de “ficar esquecido”. No Instagram, o ideal é postar, pelo menos, três vezes por semana. Mas, tendo disponibilidade, publique diariamente para ver a sua influência crescer.
7. Interagir com “todos” os utilizadores do Instagram
Procure utilizadores que sigam contas relacionadas com o seu mercado e interaja com eles, fazendo comentários nas suas imagens. É tão simples e resulta! As vantagens são óbvias:
- Atrai atenção para o seu perfil;
- Permite trocar ideias dentro da sua área de negócio;
- Dá-lhe inspiração para novos conteúdos.
À medida que for aumentando o seu número de seguidores no Instagram, siga-os de volta. Além disso, responda aos comentários e envolva-se nos posts que publicam. Se possível, ative as notificações para saber sempre que alguém interage com o seu perfil. Assim, poderá dar respostas mais imediatas.
8. Conectar as várias redes sociais
Já tinha Facebook e Twitter antes de criar Instagram? Informe os seus seguidores de que agora está no Instagram. Decerto, quererão segui-lo lá também!
Em Inbound Marketing, importa criar conteúdo atrativo para cativar clientes. Hoje, deixamos-lhe algumas dicas para o Instagram, mas os requisitos são diferentes no Facebook, LinkedIn ou Twitter. Se tiver dúvidas ao elaborar a sua estratégia de conteúdos, leia o nosso ebook O futuro das redes sociais.
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