Instagram Stories: 7 Ideias para a sua Estratégia Digital!
O Instagram Stories foi criado em 2016 com o objetivo de permitir que os utilizadores partilhem momentos do seu dia a dia sem que fiquem registados na cronologia. As publicações só são visíveis durante 24 horas, desaparecendo depois disso. São uma espécie de conteúdo de “bastidores”, mais espontâneo e exclusivo.
A ideia é divertida para os perfis pessoais e uma oportunidade para os de empresas, que podem agora aproximar-se ainda mais dos seus seguidores. Neste artigo, damos-lhe 7 ideias de como usar o Instagram Stories e ajudar a sua estratégia digital a dar um salto.
7 Dicas para melhorar a sua estratégia digital com o Instagram Stories:
1. Faça mais publicações e ganhe visibilidade
Como mencionamos num artigo anterior sobre o Instagram, quanto mais publicar, mais visibilidade terá e, consequentemente, maior será a interação por parte dos seus seguidores. Mas convém não cair no exagero do overposting, pelo que o InstaStories é uma ótima alternativa: pode aumentar o número de publicações diárias, optando por fotos e vídeos mais informais, sem encher a sua cronologia. Além disso, é possível saber quantas pessoas acederam a cada uma das suas stories e perceber quais as que resultam melhor.
2. Use-o como espaço exclusivo para fazer pré-vendas
Está a pensar organizar uma pré-venda para um grupo de clientes ou potenciais clientes? Recorra ao Instagram Stories! Experimente publicar uma story com informação exclusiva no dia anterior à pré-venda e veja a atenção dos seus seguidores a crescer. O Instagram Stories também resulta para anunciar promoções e para publicar códigos de desconto.
Este tipo de conteúdo atrai seguidores, o que é o fundamento do Inbound Marketing: fazer com que os clientes cheguem até si.
3. Aumente a sensação de proximidade com os seus seguidores
Por ser encarado como “informação de bastidores”, o Instagram Stories promove a proximidade com os seus seguidores. Além disso, desperta a curiosidade ao ver informação mais informal, que não está acessível nos restantes espaços. Nem sempre temos a oportunidade, por exemplo, de conhecer as etapas de criação de uma das nossas marcas preferidas.
4. Chame outros utilizadores à conversa
No InstaStories já é possível mencionar alguém (adicionando @ antes do nome, como na cronologia do Instagram, Facebook ou Twitter) e “chamá-lo” à conversa. Porque não mencionar outras marcas da sua área de interesse e promover um guestpost? Desta forma, poderá conhecer mais de perto os gostos, interesses e dúvidas dos seus seguidores.
5. Adicione links às suas fotos
As contas empresariais com um mínimo de 10.000 seguidores já podem incluir links nas publicações no Instagram Stories. Esta é a funcionalidade perfeita para dar a conhecer aos seus seguidores o post novo no seu blog ou a nova imagem do seu site.
6. Faça um Live
O InstaStories tem disponível a funcionalidade Live, que pode ser utilizada para criar conteúdos divertidos e enriquecedores. As opções são variadas:
- Responda a dúvidas dos seus seguidores em tempo real;
- Realize sorteios;
- Dê a conhecer uma edição especial;
- Faça questionários para conhecer melhor o gosto dos seus seguidores por determinados produtos;
- Apresente os colaboradores da sua empresa;
- Partilhe um momento divertido do seu dia de trabalho.
Quando aparece em direto, o Instagram faz o trabalho por si e notifica os utilizadores.
7. Publicite os seus produtos ou serviços
Agora já pode publicar anúncios no Instagram Stories, que serão visualizados pelos utilizadores quando passam de uma story para outra. Atenção: tem apenas alguns segundos para criar impacto. Opte por fazer sobressair o logótipo e as cores da sua marca, escreva pouco texto (mas esclarecedor) e escolha imagens com qualidade.
O Instagram Stories é um espaço que pode ser bem aproveitado para conseguir mais seguidores e cativá-los com os seus conteúdos. A regra é ser original. Se já utiliza esta ferramenta do Instagram, certamente tem boas ideias para partilhar ou até dúvidas para colocar. Por um motivo ou por outro, na Link&Grow temos uma equipa disponível para si!
As redes sociais potenciam a angariação de clientes e aproximam as marcas dos seus seguidores. São, por isso, cada vez mais imprescindíveis em qualquer estratégia de Marketing Digital. Mas há regras a seguir. Faça o download do nosso ebook O Futuro das Redes Sociais e não deixe que nenhuma lhe escape.