Marketing Digital: 5 Formas de medir o seu impacto nas vendas offline
O Marketing Digital e as estratégias adotadas online geram um aumento das vendas offline. Mas como saber que transações efetuadas nas lojas físicas foram resultado de ações digitais?
Neste artigo, partilhamos consigo algumas sugestões para que consiga mensurar o impacto do Marketing Digital nas vendas offline. Assim, será mais fácil perceber se o investimento está a dar frutos ou se, pelo contrário, precisa de limar algumas arestas na sua estratégia.
5 Dicas para calcular o impacto do Marketing Digital nas lojas físicas
1. Questione os consumidores
Pode parecer óbvio, mas perguntar diretamente aos clientes que visitam a sua loja como souberam da existência da mesma é uma ótima forma de perceber a sua procedência. O ideal é colocar a questão a todos para, assim, conseguir informações mais precisas. Faça-o enquanto processa a venda, para não se tornar algo invasivo. Lembre-se ainda que deve registar corretamente todas as respostas para obter dados fidedignos.
2. Atribua ofertas específicas
É possível medir os resultados da sua estratégia de Marketing Digital através da criação de ofertas exclusivas. Estas podem ser códigos promocionais, vouchers ou cupões de desconto para usar em compras nas lojas físicas.
Direcione as campanhas em causa para produtos cujas vendas pretende potenciar. Além disso, não se esqueça de contabilizar o número de pessoas que aderiu à iniciativa. Desse modo, obtém uma estimativa das conversões.
3. Crie cartões de cliente
Esta é uma ótima forma de obter dados para envio de email marketing e outras comunicações. Além disso, sempre que enviar uma campanha aos seus clientes, saberá se, posteriormente, a mesma gerou vendas offline.
Em princípio, a ficha de cliente contém o registo das compras efetuadas pelos consumidores. Verifique o período após o envio da sua comunicação digital. Fazendo o cruzamento dos dados, saberá se determinada campanha valeu a pena.
4. Aposte num software CRM integrado com ferramentas de Marketing
O Customer Relationship Management (CRM) é um programa de gestão que não só permite melhorar o relacionamento com os seus clientes como também possibilita o registo de todas as interações com os consumidores.
Se associar uma ferramenta de automação de Marketing Digital ao CRM, além de facilitar a inserção de todas as leads, pode verificar quais efetuaram compras nas lojas físicas. E, uma vez que tudo fica registado, também consegue saber se alguma comunicação digital teve impacto nessa decisão.
5. Efetue testes
No Marketing Digital, é comum que se testem várias estratégias. Este conceito também pode ser aplicado para averiguar o impacto nas suas lojas físicas. Faça testes, experimente ficar alguns dias sem efetuar campanhas digitais sobre um determinado produto/serviço e verifique se há redução de vendas offline. Se não notar alterações, significa que a sua estratégia deve ser revista, uma vez que o investimento não está a gerar o devido retorno, isto é, a fomentar as transações.
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