Porquê e quando contratar uma agência de Marketing Digital?
O objetivo de uma agência de Marketing Digital é ajudar os negócios a ter mais visibilidade e melhores resultados. Para garantir que as empresas têm uma estratégia digital completa, as agências contam com profissionais de várias áreas do Marketing. Estes são especialistas na geração de leads, campanhas PPC (pay-per-click), SEO, redes sociais e criação de conteúdos, etc.
A maioria das empresas não tem colaboradores que trabalhem estas práticas de Marketing Digital, quer porque a equipa não tem todas as competências necessárias, quer por falta de disponibilidade de tempo e recursos. É nestas situações que as empresas podem (e devem) recorrer à ajuda de uma agência de Marketing Digital.
Sabemos que a ideia de contratar uma agência está geralmente associada a alguns custos. Mas contratar colaboradores pode ser ainda mais dispendioso. Por outro lado, investir numa equipa sem recursos para gerar resultados é um desperdício.
Abaixo expomos algumas práticas do Marketing Digital que, dependendo da situação da sua empresa, podem justificar a contratação de uma agência.
Gerar leads com a ajuda de uma agência de Marketing
Verificar contactos: Se tem muitas leads a entrar, certamente é difícil identificar a qualidade de todas elas. Uma agência pode fazer este trabalho por si! Dessa forma, garante que as equipas de vendas só trabalham contactos devidamente qualificados;
Qualificar leads: Para além da falta de tempo, muitas vezes surgem dúvidas sobre como qualificar as leads. As agências de Marketing Digital estão preparadas para fazer esta qualificação: sabem o que são (ou não) leads “quentes”, ou seja, leads prontas para serem contactadas.
Campanhas PPC (Pay Per Click)
Por vezes, assistimos à ideia de que, depois de preparada uma campanha de Google Ads, basta esperar e ver os números subir. Não é assim que funciona. Uma campanha PPC bem executada exige uma monitorização constante ou corre o risco de desperdiçar dinheiro em pouco tempo.
Não tem conhecimento ou disponibilidade para fazer o que uma campanha destas requer? Provavelmente, recorrer a uma agência de Marketing Digital é a melhor forma de garantir que o seu investimento reverte em resultados.
SEO (Search Engine Optimization)
Também se generalizou a ideia de que trabalhar SEO é “apenas” trabalhar palavras-chave. Mas o SEO vai além da criação de conteúdos baseados nas palavras-chave que definiu para o seu negócio. São precisos profissionais que dominem o SEO em páginas web, código de implementação SEO e que construam bons backlinks.
Quer recorra a uma agência de Marketing Digital ou mantenha a estratégia SEO na sua empresa, é imperativo saber que:
- Não está a concorrer para um ranking: As melhores práticas SEO não são agressivas. O SEO procura destacar a sua empresa através de práticas justas. Interessa, acima de tudo, que os utilizadores conheçam as empresas que melhor podem servir as suas necessidades;
- É importante possuir competências em todos os domínios SEO: Por exemplo, ao nível do mobile, cada vez mais importante no Search Engine Optimization.
Trabalhar as redes sociais com uma agência de Marketing Digital
As redes sociais exigem um trabalho constante e contínuo. Mesmo fazendo planificação de conteúdos (que otimiza tempo e trabalho), a análise das métricas deve ser diária. Além disso, grande parte das empresas está presente em mais do que uma rede social. Se tivermos em conta que cada uma tem regras de conteúdo próprias, compreendemos o esforço que exige. Poucas empresas têm alguém disponível para fazer este trabalho diariamente.
Se é o seu caso, recorrer a uma agência de Marketing Digital pode ser a solução. Em conjunto com a mesma, conheça as potencialidades e boas práticas de cada rede social e defina:
- O que pretende em termos de mensagem, conteúdo e métodos a utilizar no relacionamento com os seguidores;
- O que não pretende fazer nas redes sociais;
- Como lidar com problemas que surgem na utilização destas plataformas.
A agência irá fazer um trabalho prévio de (re)conhecimento da cultura da empresa, para que a comunicação encaixe na perfeição.
Produção de conteúdo
A produção de conteúdos é uma das tarefas mais fáceis de deixar nas mãos de uma agência de Marketing Digital, especialmente se pensa criar um volume considerável de conteúdo. Solicite orçamentos e compare: muitas vezes, é mais económico recorrer a uma agência do que contratar alguém para se dedicar a este trabalho.
Esta solução não exclui a possibilidade de ter alguém na empresa que acompanhe o processo criativo.
As agências de Marketing Digital podem representar uma mais-valia na estratégia digital de uma empresa. Além dos exemplos práticos que mencionamos, ajudam a definir uma estratégia eficiente, orientada por e para os resultados. Para quem não tem recursos ou conhecimentos suficientes, é a opção que permite investir em Marketing garantindo retorno.
Pondera contratar uma agência de Marketing Digital para a sua empresa? Sugerimos começar com uma avaliação gratuita, sem compromisso, da sua estratégia. Assim, poderá tomar uma decisão mais informada.