SEO e estratégia de backlinks: o que são e para que servem!
O SEO de um site depende da contribuição de vários fatores, para que esteja devidamente otimizado e potencie ao máximo o seu posicionamento na página de resultados. Os backlinks representam uma das estratégias mais importantes. Veja, por exemplo, o caso dos links internos e externos. Não só melhoram o posicionamento do seu site nos motores de pesquisa, como também servem para aumentar as visitas às diferentes páginas do seu site.
O maior propósito dos backlinks passa por conferir credibilidade e um voto de confiança ao seu site. Se já ouviu falar imensas vezes de backlinks, mas ainda não compreendeu o que podem fazer pelo seu site em termos de SEO, continue a ler o artigo que nós explicámos-lhe tudo.
Afinal o que são backlinks?
A explicação mais simples sobre o que são os backlinks cabe numa só palavra: recomendações. Estas “recomendações” são links noutros sites que apontam para o seu para completar o conteúdo ou para o usar como referência, trazendo o leitor de um lado para o outro.
Os backlinks já foram a única métrica considerada pelos motores de pesquisa para medir o posicionamento de um site, devido à sua importância. Agora, apesar de não serem a única métrica e estratégia utilizada para melhorar o seu posicionamento, ainda têm um papel bastante importante. Os motores de pesquisa, principalmente o Google, usam esses backlinks para medir a popularidade online de um site e a importância dos seus conteúdos sobre uma determinada matéria. A qualidade do conteúdo é um dos critérios mais avaliados em SEO, por isso se houver outros sites que “recomendem” o seu, os motores de pesquisa vão considerá-lo um especialista, melhorando a sua visibilidade.
2 vantagens dos backlinks para a estratégia do seu site
A estratégia que usa para os backlinks do seu site pode contribuir para que este seja considerado um dos mais relevantes na sua área ou que seja considerado como lixo. Sem os backlinks, todas as restantes estratégias de SEO, apesar de funcionarem, não conseguem alcançar os resultados que deviam. Por isso, é importante também que tenha em consideração duas vantagens que os backlinks podem trazer:
1. Servem de promoção para a sua marca
Os backlinks são uma forma de trazer mais tráfego para o seu site e, por isso, ajudam a divulgar a sua marca a um público mais alargado. Uma vez que os backlinks vão gerar para o seu site utilizadores interessados na sua área de atuação, são ótimos também para aumentar a taxa de conversão de leads.
2. Aumentam a credibilidade e confiança do seu site
Pense nos backlinks como publicidade boca-a-boca. Quando muitas pessoas recomendam ou referenciam um produto/serviço, este cresce na sua consideração. Nos motores de pesquisa acontece o mesmo. Quando muitos sites recomendam o seu, os motores de pesquisam começam a considerá-lo uma referência dentro da sua área e melhoram a sua posição nas pesquisas orgânicas, como recompensa.
Conheça 5 diferentes tipos de backlinks
Nem todos os backlinks são bons ou têm as mesmas características. Por isso, antes de trabalhar numa estratégia, é importante que tenha uma noção alargada dos tipos de backlinks que pode encontrar por esse mundo online fora.
1. Link Juice
Os links juices são os mais utilizados nos backlinks. Normalmente são links que direcionam para os artigos ou para a página inicial de um site/blog, trazendo consigo mais utilizadores. Este tipo de backlinks são um grande contributo no posicionamento do seu site nos motores de pesquisa.
2. Nofollow Links
Os nofollow links são os backlinks que deve evitar! Esta tag é usada para evitar spam e serve para que os motores de busca não considerem aquela referência como “notoriedade” da página.
Por exemplo, algumas secções de comentários têm esta tag nos seus códigos de HTML para que quando alguém comente um post com um link este não sirva de backlink favorável para esse site. Estas práticas costumam ser spam e não contribuem em nada para a qualidade de conteúdo.
3. Dofollow Links
Já os dofollow links têm a função contrária. Esta tag permite que qualquer link que vá parar aos comentários do seu site/blog seja considerado como backlink.
4. Root Domains Links
Root domains links representam a quantidade de sites que direcionam os utilizadores para o seu site, através do link. Mesmo que um domínio refira inúmeras vezes o seu site, os motores de pesquisa apenas o consideram como um backlink.
5. Low Quality Links
Este tipo de backlinks também são aqueles que deve evitar porque prejudicam imenso o seu posicionamento nos motores de pesquisa. Normalmente, os backlinks de má qualidade são links considerados spam, originados por diretórios de sites ou qualquer outro tipo de sites duvidosos e sempre que se compram backlinks.
No meio de tantos sites, blogs e páginas, os motores de pesquisa estão cada vez mais exigentes relativamente aos que valem a pena ter na primeira página. Por isso é que é mais importante ter poucos backlinks que dão uma boa credibilidade ao seu site do que ter muitos backlinks com uma qualidade questionável.
Para o ajudar a na sua estratégia de backlinks bem como de SEO, disponibilizamos uma checklist de boas práticas que deve ter sempre presente. Assim, poderá aplicá-las da melhor forma e regularmente, aproveitando todas as vantagens que têm para a melhoria do posicionamento do seu site.